Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET0016
Nome: TAET: FEMINISMO(S), CIÊNCIA(S), TECNOLOGIA(S) E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: INTERLOCUÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Nos últimos anos, os debates feministas vêm-se deslocando do plano teórico-metodológico para questões de ordem epistemológica, com desdobramentos contraditórios que, necessariamente, implicam o repensar do projeto feminista enquanto produção de conhecimentos e para além. Mais precisamente, ao mesmo tempo em que se avança no sentido da crítica feminista à ciência e tecnologia e, assim, fundamentam-se as bases para a construção de uma ciência feminista, coloca-se hoje em jogo a autoridade epistêmica do sujeito do feminismo, mas, não mais apenas em termos dos fundamentos da Ciência Moderna. Agora, tal questionamento se formula também no próprio interior do pensamento feminista, o que, sem dúvida, traz implicações tanto científico-acadêmicas quanto políticas, que precisam ser devidamente avaliadas. A disciplina apresenta reflexões teóricas feministas e as mudanças importantes ocorridas nos últimos anos que se referem aos principais interlocutores e temas em destaque com a difusão/apropriação do pensamento feminista, através das diferentes tradições disciplinares e áreas do saber, em especial a Ciência & Tecnologia (C&T) e a Educação Tecnológica.
Referências: CARVALHO, Marília Gomes de. et. al. Relações de gênero e tecnologia. Curitiba: Editora CEFET-PR, 2003. COSTA, Ana Alice Alcântara. SARDENBERG, Cecília Maria Barcellar. Feminismo, ciência e tecnologia. Salvador: REDOR/NEIM-FFCH/UFBA, 2002. DUSEK, Val. Mulheres, Feminismo e Tecnologia. In: Filosofia da Tecnologia. Rio de Janeiro, Loyola, 2009. GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin. Educação Tecnológica. São Paulo: Cortez, 2001. (LIVRO) HIRATA, Helena et. al. (orgs.) Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: EDUSP, 2009. ICHIKAWA, Elisa Yochie. YAMAMOTO, Juliana Mônica. BONILHA, Marília Coelho. Ciência, tecnologia e gênero: desvelando o significado de ser mulher e cientista. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/ssrevista/pdf/2008/18%20Artigo%20Genero_%20ciencia_tecnologia%20corrigidos.pdf>. LONGINO, Helen E. Epistemologia feminista. In: GRECO, John; SOSA, Ernest (Orgs.). Compêndio de epistemologia. São Paulo: Edições Loyola, 2008. MORAIS, João Francisco Régis de. Filosofia da Ciência e da Tecnologia: introdução metodológica e crítica. Campinas: Papirus, 2012. RAGO, Margareth. Epistemologia Feminista, Gênero e História. Disponível em: <http://projcnpq.mpbnet.com.br/textos/epistemologia_feminista.pdf SABOYA, Maria Clara Lopes. Relações de gênero, ciência e tecnologia: uma revisão da bibliografia nacional e internacional. Educação, Gestão e Sociedade: Revista da Faculdade Eça de Queiróz, Ano 3, número 12, novembro de 2013. WAJCMAN, Judy. Tecnologia de produção: fazendo um trabalho de gênero. Cadernos Pagu (10) 1998: pp.201-256. WAJCMAN, Judy. Feminism Confronts Tecnology. The Pennsylvania State University Press. Suite C 820 North University Drive, Univesity Park, PA. 1991. YANNOULLAS, Silvia (org.) Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília: Abaré editorial, 2013.

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