Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL - NG (11.52.10)
Código: MMC.006
Nome: Modelagem de Sistemas Computacionais
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Conceitos básicos da modelagem de sistemas. A Linguagem de Unificada de Modelagem - UML. Modelos e diagramas da UML. Ferramentas CASE para a modelagem de software. Modelagem arquitetural. Modelagem estrutural. Modelagem comportamental. Atribuição de responsabilidades. Técnicas para a reutilização de software. Padrões arquiteturais. Padrões de projeto de software. Refatoração de sistemas. Persistência de objetos. Aplicações de modelagem de software e estudos de caso.
Referências: 1. LARMAN, Craig. Utilizando UML e Padrões. 3a edição. Bookman, 2007. 2. GAMMA, Erich; HELM, Richard; JOHNSON, Ralph; VLISSIDES, John. Padrões de Projeto: soluções reutilizáveis de software orientado a objetos. Porto Alegre: Bookman, 2005. 3. BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. The Unified Modeling Language User Guide. Reading: Addison Wesley, 4th printing 1999 (Object Technology Series). 4. KRUCHTEN, Philip B.. The 4+1 view model of architecture. IEEE Software, v. 12, n.6, p. 42-50, 1995. 5. RUMBAUGH, James; BLAHA, Michael. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos. 1ª edição. Campus, 2006. 6. GRAND, Mark. Patterns in Java, Volume 1: a catalog of reusable design patterns illustrated with UML. New York: John Wiley & Sons, 1998. 7. COOPER, James W.. Java Design Patterns: a tutorial. Reading: Addison Wesley, 2nd printing, 2000. 8. FAYAD, Mohamed E., JOHNSON, Ralph E.. Domain-Specific Application Frameworks: frameworks experience by industry. New York: John Wiley & Sons, 1999. 9. AMBLER, Scott W.. Análise e projeto orientados a objeto, volume II: seu guia para desenvolver sistemas robustos com tecnologia de objetos. Rio de Janeiro, IBPI Press, 1998. A bibliografia indicada será complementada e mantida atualizada mediante a utilização de artigos científicos de periódicos e anais de congressos, bem como de web sites.

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