Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET0017
Nome: PRÁTICA DE PESQUISA EM PROCESSOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conceitos e concepções sobre: trabalho, trabalho-educação, formação e qualificação profissional, politecnia, educação profissional técnica e educação tecnológica. Introdução à concepção e execução de prática de pesquisas em processos formativos em educação tecnológica em abordagens qualitativas. A necessária coerência entre os suportes teóricos e a prática da pesquisa. Conceitos fundamentais das principais correntes do pensamento contemporâneo que incidem nas pesquisas. A construção da pesquisa acadêmico-científica. Problemas éticos, metodológicos e políticos no uso das abordagens qualitativas.
Referências: ALVES-MAZZOTTI, A. J. GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1999 BOGDAN, R. e BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994 (p. 13-51). CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: Análise de Discurso versus Análise de Conteúdo. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84. DURÃES, Marina. Educação Técnica e Educação Tecnológica Múltiplos Significados no Contexto da Educação Profissional. Educação & Realidade. 34(3): 159-175. set/dez 2009. FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (org.) Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 2010. GAMBOA, S. A.S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani (org.) Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 2010. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2009. GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin. Educação Tecnológica. São Paulo: Cortez, 2001. (LIVRO) KUENZER, Acácia Zeneida. Educação e trabalho no Brasil: o estado da questão. Brasília: INEP-EDUC, 1987. LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E.D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 2016. MACHADO, Lucília Regina de Souza. Educação e Divisão Social do Trabalho. 2.ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989a. MACHADO, Lucília Regina de Souza. Politecnia, Escola Unitária e Trabalho. São Paulo: Cortez, 1989b. MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez,2002. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, já./abr. 2007. P. 152-165. (ARTIGO) TRIVIÑOS, Augusto N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 2011.

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