Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET0032
Nome: TAET: INTRODUÇÃO À ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA E SUA APLICAÇÃO ÀS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Nascimento da análise do discurso de linha francesa (ADF). Bases teóricas da ADF: Materialismo Histórico, Linguística e Psicanálise. Análise de conteúdo e Análise crítica do discurso: semelhanças e diferenças. Noções essenciais: sujeito, discurso, prática discursiva, formação discursiva, ideologia, efeito de sentido etc. Princípios da análise discursiva: Constituição de corpus, dispositivo e descrição/interpretação. Governamentalidade, Biopoder, Neoliberalismo e Educação. Currículo e objetivação-subjetivação na Educação Profissional e Tecnológica.
Referências: AZEREDO, L. A. S. O docente do ensino superior e o cuidado (de si): entre os modos de objetivação e de subjetivação na contemporaneidade. Jundiaí: Edições Brasil, 2019. Disponível em: http://www.edicoesbrasil.com.br/livros/verProduto/76. Acesso em: 03.10.2019. BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. 2. ed. rev. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2004. CASTRO, E. Introdução a Foucault. Trad. Beatriz de Almeida Guimarães. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. COSTA, S. de S. G. Governamentalidade neoliberal, Teoria do Capital Humano e Empreendedorismo. In: Revista Educação & Realidade. 34(2): 171-186, mai/ago., 2009. ERNST-PEREIRA, A. A falta, o excesso e o estranhamento na constituição/ interpretação do corpus discursivo. IV SEAD – Seminário de Estudos em Análise do Discurso: 1969-2009: Memória e história na/da Análise do Discurso. Porto Alegre, de 10 a 13 de novembro de 2009. FAVACHO, A. M. P. 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