Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET00037
Nome: PESQUISAS DA LINHA I: FUNDAMENTOS DA TÉCNICA, DA TECNOLOGIA E DO TRABALHO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Educação e pesquisa em Educação. Definições e concepções da Educação Tecnológica. Filosofia da Tecnologia: temas, abordagens, problemas. Educação, técnica, tecnologia e trabalho: do objeto às metodologias; das ferramentas de pesquisa à síntese compreensiva do objeto.
Referências: ALESSIO, P. A.; SHIMIZU, Y. Ciência, técnica e tecnologia. Revista Tecnologia e Humanismo. v. 15, n. 20 2001), pp. 81-87. BARBOSA, L. C. A. A filosofia da tecnologia e a formação de professores da educação profissional: algumas reflexões. Revista EIXO, Brasília - DF, v.2 n.2, Julho – Dezembro de 2013, pp. 51-58. BASTOS, J. A. A Educação Tecnológica – Conceitos, Características e Perspectivas. Coletânea Educação & Tecnologia. 1998. CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil. Dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. COECKELBERGH, M. Introduction to Philosophy of Technology. Nova Iorque: Oxford University Press, 2019. CUPANI, A. Filosofia da Tecnologia: um convite. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. DA ROSA, G. A.; TREVISAN, A. L. Filosofia da tecnologia e educação: conservação ou crítica inovadora da modernidade? Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, p. 719-737, nov. 2016. DUSEK, V. Filosofia da tecnologia: uma introdução. São Paulo: Loyola, 2009. FRIGOTTO & CIAVATTA. Educar o trabalhador: cidadão produtivo ou o ser humano emancipado? A formação do cidadão produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006, pp. 55-70. GRISPUN, M. P. S. Z. Educação Tecnológica. In: GRISPUN, Mírian P. S. Zippin (Org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. p.25-73. LIMA FILHO, D. L.; QUELUZ, G. L. A tecnologia e a educação tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual. Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v.10, n.1, p.19-28, jan./jun. 2005. MITCHAM, Carl. Thinking Through Technology: The Path between Engineering and Philosophy. Chicago: University of Chicago Press, 1994. OLIVEIRA, Jelson Roberto de (Org.). Filosofia da tecnologia: seus problemas e seus autores. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2020 REYDON, Thomas A.C. Filosofia da Tecnologia. Tradução de Luiz Henrique de Lacerda Abrahão e Debora Pazzeto Ferreira.Problemata: R. Intern. Fil. V. 9. n. 2 (2018), p. 235-267. RODRIGUES, A. M. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: GRISPUN, Mírian P. S. Zippin (Org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p.75-129. SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis (orgs.). Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: EdUFF, 2007. SCHWARTZ, Yves. Disciplina epistêmica disciplina ergológica – paideia e politeia. Pro-Posições, Campinas, v.13, n.1 (37), p. 126-149, jan-abr. 2002. SCHWARTZ, Yves. Ergonomia, filosofia e exterritorialidade. In: DANIELLOU, François (Coord.). A ergonomia em busca de seus princípios: debates epistemológicos. São Paulo: Edgar Blücher, 2004. VERKERK, Maarten J. et al. Filosofia da Tecnologia: uma introdução. Viçosa: Ultimato, 2018. VERSINO, M. Filosofia da tecnologia: uma disciplina em busca de seu objeto de estudo. Educ. Tecnol. Belo Horizonte, jan./dez., 1999, pp. 10-13

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