Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET00038
Nome: PESQUISAS DA LINHA II: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina História e Historiografia da Educação Profissional abrange as questões relacionadas aos estudos e as pesquisas sobre a Educação Profissional na perspectiva histórica. Os temas abordados serão, especialmente, voltados para os aspectos teórico-metodológico da História e da História da Educação, com recorte para o objeto educação profissional: intelectuais e pensadores da educação profissional; história das instituições educativas; discurso político sobre educação profissional.
Referências: ALVES, Claudia. Jean-François Sirinelli e o político como objeto da história cultural. In: Lopes, Eliane Marta T.; Faria Filho, Luciano Mendes de (Orgs). Pensadores Sociais e História da Educação - Vol. II. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. v. II. BARROS, José D’Assunção. História política, discurso e imaginário: aspectos de uma interface. História SAECULUM. Revista de História, João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, n.12, p. 128-141, jan./jun. 2005. BERSTEIN, Serge. A cultura política. In: RIOUX & SIRINELLI (Org.) Para uma história cultural. Lisboa: Estampa. 1998. CARVALHO, José Murilo de. História intelectual no Brasil: a retórica como chave de leitura. In: Topoi. Revista de História. Rio de Janeiro: 7 Letras, n. 1, 2000. CHARAUDEAU, Patrick (2008). Discurso político. São Paulo: Contexto. CHARLE, Christophe. Nascimento dos intelectuais contemporâneos (1860-1898). Trad. Maria Helena Camara Bastos. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 14, set. 2003, p. 141-156. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30225/pdf GATTI JR., Décio. História e historiografia das instituições escolares: percursos de pesquisa e questões teórico - metodológicas. Revista Educação em Questão, Natal, v. 28, n. 14, p. 172-191, jan./jun. 2007. GATTI JR., Décio; GATTI, Giseli. A história das instituições escolares em revista: fundamentos conceituais, historiografia e aspectos da investigação recente Educativa, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 327-359, jul./dez. 2015. GOMES, Ângela de Castro; HANSEN, Patrícia Santos. Intelectuais Mediadores: Práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. GONÇALVES, Irlen Antônio. Chaves de leitura para a análise do discurso político sobre educação e educação profissional. Hist. R., Goiânia, v. 25, n. 2, p. 203–223, mai./ago. 2020. MAGALHÃES, J. P. História das Instituições educacionais em perspectiva. In. GATTI JÚNIOR, D; INÁCIO FILHO, G. História da Educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados, 2005. MAGALHÃES, J. P. Tecendo Nexos: História das Instituições Educativas. Bragança Paulista/SP. Editora Universitária São Francisco, 2004. OLIVEIRA, Francisco de. Intelectuais, conhecimento e espaço público. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a13 SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René. Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. VIEIRA, Carlos Eduardo. Intelectuais e Educação. Pensar a Educação em Revista, 1, 1, 3-21, abr/jun 2015. Disponível em: http://pensaraeducacaoemrevista.com.br

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