Ementa/Descrição: |
Discutem-se os objetos de estudo abordados na Linha de Pesquisa III que abrange estudos e pesquisas sobre processos formativos nas áreas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tanto no âmbito educacional quanto nas relações sociais e de trabalho. As ênfases temáticas concentram-se nos processos históricos, sociais,
psicossociais e culturais; no desenvolvimento e mobilização de saberes e Competências profissionais e docentes; nas relações entre trabalho, educação, ciência, tecnologia e sociedade nas suas várias interfaces. |
Referências: |
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2003.
GUIMARÃES, A. Vitor. Educação, Lazer e Trabalho nas Escolas de EPT. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.
HIRATA, Helena. Nova Divisão Sexual do Trabalho? São Paulo: Boitempo, 2002.
LOURO, Guacira L. (org.) O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2011.
VEIGA-NETO, A; SARAIVA, K. Educar como Arte de Governar. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 1,
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ZARIFIAN, Philippe. O Modelo Competências: Trajetória Histórica, Desafios Atuais e Propostas. Saão
Paulo: SENAC, 2003 |