Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET00039
Nome: PESQUISAS DA LINHA III – PROCESSOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discutem-se os objetos de estudo abordados na Linha de Pesquisa III que abrange estudos e pesquisas sobre processos formativos nas áreas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tanto no âmbito educacional quanto nas relações sociais e de trabalho. As ênfases temáticas concentram-se nos processos históricos, sociais, psicossociais e culturais; no desenvolvimento e mobilização de saberes e Competências profissionais e docentes; nas relações entre trabalho, educação, ciência, tecnologia e sociedade nas suas várias interfaces.
Referências: GRISPUN, Mirian P.S. Z.(org.) Educação Tecnológica: Desafios e Perspectivas. Rio de Janeiro: Cortez, 2003. GUIMARÃES, A. Vitor. Educação, Lazer e Trabalho nas Escolas de EPT. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. HIRATA, Helena. Nova Divisão Sexual do Trabalho? São Paulo: Boitempo, 2002. LOURO, Guacira L. (org.) O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2011. VEIGA-NETO, A; SARAIVA, K. Educar como Arte de Governar. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 1, pp.5-13, Jan./Jun., 2011. ZARIFIAN, Philippe. O Modelo Competências: Trajetória Histórica, Desafios Atuais e Propostas. Saão Paulo: SENAC, 2003

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9 v4.8.22cefet143