Referências: |
ALVIM, T. R. Desenvolvimento da Habilidade Técnica de Titulação em um Laboratório Escolar de Química. 2011. 131 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
AVACEFETMG. Tecnologias Digitais: desafios, possibilidades e relatos de experiências. Coordenação Márcia Gorett Ribeiro Grossi. Brasília: Ibict, 2018.
BATISTA, T. S., RODRIGUES, J. M., e RAMOS, I. J. A infografia no contexto de ensino e de aprendizagem
mapeamento dos trabalhos de 2015-2019. ANAIS VIII SITRE 2020 ISSN 1980-685X. DOI: 10.47930/1980-685X.2020.3009
FERRY, A. S. (Org.). Pesquisas sobre Analogias no contexto da Educação em Ciências à luz da Teoria do Mapeamento Estrutural (Structure-mapping theory). São Paulo: Livraria da Física, 2018.
FERRY, A. S.; PAULA, H. F. Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética química. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 29 - 50, 2017.
FERRY, Alexandre da Silva. Análise Estrutural e Multimodal de Analogias em uma Sala de Aula de Química. Orientador: Helder de Figueirêdo e Paula. 2016. 170 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.
GOMES, C. C. A, ORTEGA, L. S. e RAMOS, I. J. Identificaçã o do fenô meno sexting por estudantes de ensino profissional tecnoló gico de Minas Gerais. Holos, Ano 36, v.1, e7657, 2020. DOI: 10.15628/holos.2020.7657. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7657
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. (Org.). A hora da EaD: os novos rumos da Educação no tempo digital. Belo Horizonte: editora espaço acadêmico, 2020.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. Discutindo o Uso das TDIC no Processo de Avaliação no Contexto do Ensino Remoto. EaD Em Foco, v.11, n. 2, p. 1-12, 2021. Disponível em:
<https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1458>. Acesso em: 31 jan. 2022.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; CRUZ, Thiago Fiuza de SousA; MINODA, Dalva de Souza; SOUZA, Natália Trindade de. Aplicação dos pilares da indústria 4.0 na educação. Cadernos UniFOA, Volta Redonda (RJ), v. 16, n. 47, p. 63 -74, dez, 2021. Disponível em: <https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3727>. Acesso em: 31 jan. 2022.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos; SILVA, Mônica Ferreira. Educação midiática, cultura digital e as fake news em tempos de pandemia. Educação em Revista, Marília, v.22, edição Especial 2, p. 179-198, 2021. Disponível em: <https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/12130?fbclid=IwAR0OQVlKmItG SrXChHKn60D_0XGVkidLa3N2R0s87bMXzDHLhFtLm9Zv0b4>. Acesso em: 31 jan. 2022.
MENDES, L. O. R.; PEREIRA, A. L. Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: análise do processo e proposição de etapas. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 22, n. 3, p. 196-228, 2020.
PORTO, A. C. C., MACHADO, S. C., RAMOS, I. J. Mapeamento de Artigos Acadêmicos que relaciona a Educação Profissional com a Indústria 4.0. Lat. Am. J. Sci. Educ. 6, 12029, 2019. Disponível em:
http://www.lajse.org/may19/2019_12029.pdf
RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila Revisão Sistemática de Literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, jan-abr, 2014, pp. 17-33.
RAMOS, I. J. e ORTEGA, L. S. Analogias para compreender novos conceitos no ensino de ciências. Lat. Am. J. Sci. Educ. 6, 22002 (2019). Disponível em: http://www.lajse.org/nov19/2019_22002_2.pdf
SOUZA, K. A. A.; FERRY, A. S.; ALVIM, T. R. Avaliação do desenvolvimento de habilidades técnicas laboratoriais de estudantes da educação profissional técnica de nível médio em química. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 3, n. 3,p. 1123-1139, 2021 |