Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET00040
Nome: PESQUISAS DA LINHA IV: PRÁTICAS EDUCATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Objetos da linha de pesquisa IV – Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais. Lócus e sujeitos de pesquisas comuns da linha. Thesaurus Brasileiro de Educação: escolha de termos descritores e palavras-chave. Sistematização de buscas em bases de dados para pesquisas em Educação. Articulações da linha com a área de concentração do PPGET: Educação Profissional e Tecnológica. Projetos de Pesquisa desenvolvidos na linha IV.
Referências: ALVIM, T. R. Desenvolvimento da Habilidade Técnica de Titulação em um Laboratório Escolar de Química. 2011. 131 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. AVACEFETMG. Tecnologias Digitais: desafios, possibilidades e relatos de experiências. Coordenação Márcia Gorett Ribeiro Grossi. Brasília: Ibict, 2018. BATISTA, T. S., RODRIGUES, J. M., e RAMOS, I. J. A infografia no contexto de ensino e de aprendizagem mapeamento dos trabalhos de 2015-2019. ANAIS VIII SITRE 2020 ISSN 1980-685X. DOI: 10.47930/1980-685X.2020.3009 FERRY, A. S. (Org.). Pesquisas sobre Analogias no contexto da Educação em Ciências à luz da Teoria do Mapeamento Estrutural (Structure-mapping theory). São Paulo: Livraria da Física, 2018. FERRY, A. S.; PAULA, H. F. Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética química. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 29 - 50, 2017. FERRY, Alexandre da Silva. Análise Estrutural e Multimodal de Analogias em uma Sala de Aula de Química. Orientador: Helder de Figueirêdo e Paula. 2016. 170 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. GOMES, C. C. A, ORTEGA, L. S. e RAMOS, I. J. Identificac&#807;a&#771; o do feno&#770; meno sexting por estudantes de ensino profissional tecnolo&#769; gico de Minas Gerais. Holos, Ano 36, v.1, e7657, 2020. DOI: 10.15628/holos.2020.7657. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7657 GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. (Org.). A hora da EaD: os novos rumos da Educação no tempo digital. Belo Horizonte: editora espaço acadêmico, 2020. GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. Discutindo o Uso das TDIC no Processo de Avaliação no Contexto do Ensino Remoto. EaD Em Foco, v.11, n. 2, p. 1-12, 2021. Disponível em: <https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1458>. Acesso em: 31 jan. 2022. GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; CRUZ, Thiago Fiuza de SousA; MINODA, Dalva de Souza; SOUZA, Natália Trindade de. Aplicação dos pilares da indústria 4.0 na educação. Cadernos UniFOA, Volta Redonda (RJ), v. 16, n. 47, p. 63 -74, dez, 2021. Disponível em: <https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3727>. Acesso em: 31 jan. 2022. GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos; SILVA, Mônica Ferreira. Educação midiática, cultura digital e as fake news em tempos de pandemia. Educação em Revista, Marília, v.22, edição Especial 2, p. 179-198, 2021. Disponível em: <https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/12130?fbclid=IwAR0OQVlKmItG SrXChHKn60D_0XGVkidLa3N2R0s87bMXzDHLhFtLm9Zv0b4>. Acesso em: 31 jan. 2022. MENDES, L. O. R.; PEREIRA, A. L. Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: análise do processo e proposição de etapas. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 22, n. 3, p. 196-228, 2020. PORTO, A. C. C., MACHADO, S. C., RAMOS, I. J. Mapeamento de Artigos Acadêmicos que relaciona a Educação Profissional com a Indústria 4.0. Lat. Am. J. Sci. Educ. 6, 12029, 2019. Disponível em: http://www.lajse.org/may19/2019_12029.pdf RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila Revisão Sistemática de Literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, jan-abr, 2014, pp. 17-33. RAMOS, I. J. e ORTEGA, L. S. Analogias para compreender novos conceitos no ensino de ciências. Lat. Am. J. Sci. Educ. 6, 22002 (2019). Disponível em: http://www.lajse.org/nov19/2019_22002_2.pdf SOUZA, K. A. A.; FERRY, A. S.; ALVIM, T. R. Avaliação do desenvolvimento de habilidades técnicas laboratoriais de estudantes da educação profissional técnica de nível médio em química. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 3, n. 3,p. 1123-1139, 2021

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7 v4.8.22cefet143