Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET00041
Nome: PRÁTICAS EDUCATIVAS FUNDAMENTADAS EM ANALOGIAS E MODELAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Mediação pedagógica. Recursos e estratégias didáticas. Analogias e modelos como recursos didáticos. Aspectos estruturais das analogias e suas implicações para o ensino de Ciências e Tecnologias. Modelos na Ciência e na Educação em Ciências. Estratégias de modelagem. Modelagem convencional e modelagem analógica no ensino de Ciências e Tecnologias
Referências: ASSIS, L., & FERRY, A. (2019). Comparações no contexto da estequiometria em livros didáticos de Química. In Encontro, 12 Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Natal. BARBOSA, W. V. (2019). Análise da sistematicidade de analogias em contextos de ensino e de pesquisa na educação em ciências. Dissertação de Mestrado, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Programa de Pósgraduação em Educação Tecnológica, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. BARBOSA, W. V., & FERRY, A. S. (2018). Concepção de um software para mapeamento estrutural de analogias empregadas no ensino de ciências. Educitec, 4(8), 224 - 243. BERNARDINO, M. A., RODRIGUES, M. A., & BELLINI, L. M. (2013). Análise Crítica das Analogias do Livro Didático Público de Química do Estado do Paraná. Ciência & Educação, 10(1), 135-150. COSTA, A. A., & SOUZA, J. R. (2013). Obstáculos no processo de ensino e de aprendizagem de cálculo estequiométrico. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 10(19), 106-116. FERRY (Org.), A. d. (2018). Pesquisas sobre Analogias no contexto da Educação em Ciências à luz da Teoria do Mapeamento Estrutural (Structure-mapping theory). São Paulo: Livraria da Física. FERRY, A. S. (Org.). Pesquisas sobre Analogias no contexto da Educação em Ciências à luz da Teoria do Mapeamento Estrutural (Structure-mapping theory). São Paulo: Livraria da Física, 2018. FERRY, A. S.; PAULA, H. F. Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética química. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 29 - 50, 2017. FERRY, Alexandre da Silva. Análise Estrutural e Multimodal de Analogias em uma Sala de Aula de Química. Orientador: Helder de Figueirêdo e Paula. 2016. 170 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. FRANCISCO JUNIOR, W. E. (2009). Analogias em livros didáticos de química: um estudo das obras aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático Para o Ensino Médio 2007. Ciências & Cognição, 14(1), 121-143. GENTNER, D. (1983). Structure-mapping: A theoretical framework for analogy. Cognitive science, 7(2), 155-170. GENTNER, D., & MARKMAN, A. B. (1997). Structure Mapping in Analogy and Similarity. American psychologist, 52(1), 45. GOMES, R. S., & MACEDO, S. D. (2007). Cálculo estequiométrico: o terror nas aulas de Química. Vértices, 9(1), 149-160. HOLYOAK, K. J., & THAGARD, P. (1989). Analogical mapping by constraint satisfaction. Cognitive science, 13(3), 295-355. MONTEIRO, I. G., & JUSTI, R. S. (2000). Analogias em livros didáticos de química brasileiros destinados ao ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, 5(2), 67-91. MOZZER, N. B., & JUSTI, R. (2015). “Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 15(1), 123-147. RAMÍREZ, J., CHÁVEZ, J., LOPÉZ, V., JIMÉNEZ, W., & CASAS, J. (2009). ¡¡ESTEQUIOMETRIA VISIBLE!! Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 6(3), 477-482. SANTOS, L. C., & SILVA, M. G. (2013). O estado da arte sobre estequiometria: dificuldades de aprendizagem e estratégias de ensino. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Extra, 3205-3210. SILVA, L. P., LIMA, A. D., & SILVA, S. A. (2010). As Analogias no Ensino de Química: Uma Investigação de sua Abordagem nos Livros Didáticos de Química do Ensino Médio. XV Encontro nacioanl de Ensino de Química. Brasília: Universidade de Brasília

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