Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET00042
Nome: : TAET: DESENVOLVIMENTO E ABORDAGENS DA FILOSOFIA DA TÉCNICA NO BRASIL
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Panorama da Filosofia da Tecnologia: temas, abordagens, problemas. Histórico da formação do pensamento filosófico sobre a Técnica e a Tecnologia no Brasil. As teses de Álvaro Vieira Pinto, Milton Vargas, Regis de Moraes e Ruy Gama. Ao término da disciplina o/a aluno/a deverá capaz de desenvolver uma caracterização do desenvolvimento e das principais leituras da Filosofia da Tecnologia no Brasil e ser capaz de discutir as interfaces entre elas e o conjunto mais geral da Filosofia da Tecnologia, considerando diferentes perspectivas filosóficas.
Referências: ALESSIO, P. A.; SHIMIZU, Y. Ciência, técnica e tecnologia. Revista Tecnologia e Humanismo. v. 15, n. 20 2001), pp. 81-87. BARBOSA, L. C. A. A filosofia da tecnologia e a formação de professores da educação profissional: algumas reflexões. Revista EIXO, Brasília - DF, v.2 n.2, Julho – Dezembro de 2013, pp. 51-58. COECKELBERGH, M. Introduction to Philosophy of Technology. Nova Iorque: Oxford University Press, 2019. CUPANI, A. Filosofia da Tecnologia: um convite. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. DA ROSA, G. A.; TREVISAN, A. L. Filosofia da tecnologia e educação: conservação ou crítica inovadora da modernidade? Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, p. 719-737, nov. 2016. DE MORAES, R. Tecnologia geral (Capítulo IV). Filosofia da ciência e da tecnologia. Introdução e metodológica e crítica. 5ª. ed. Campinas: Papirus, 1988. DUSEK, V. Filosofia da tecnologia: uma introdução. São Paulo: Loyola, 2009. GAMA, R. A tecnologia e o trabalho da história. São Paulo: Editora da USP, 1986. MITCHAM, Carl. Thinking Through Technology: The Path between Engineering and Philosophy. Chicago: University of Chicago Press, 1994. OLIVEIRA, Jelson Roberto de (Org.). Filosofia da tecnologia: seus problemas e seus autores. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2020 PINTO, Álvaro Vieira. A Tecnologia. In: PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. p. 219-355. REYDON, Thomas A.C. Filosofia da Tecnologia. Tradução de Luiz Henrique de Lacerda Abrahão e Debora Pazzeto Ferreira. Problemata: R. Intern. Fil. V. 9. n. 2 (2018), p. 235-267. RODRIGUES, A. M. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: GRISPUN, Mírian P. S. Zippin (Org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p.75-129. SCHATZBERG, Eric. Technology: critical history of a concept. Chicago; London: The University of Chicago Press, 2018. VARGAS, M. Ciência, técnica, realidade; O ‘Lógos’ da Técnica. Para uma Filosofia da Tecnologia. São Paulo: Editora Alfa Ômega, 1994. VERKERK, Maarten J. et al. Filosofia da Tecnologia: uma introdução. Viçosa: Ultimato, 2018. VERSINO, M. Filosofia da tecnologia: uma disciplina em busca de seu objeto de estudo. Educ. Tecnol. Belo Horizonte, jan./dez., 1999, pp. 10-13

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