Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET00044
Nome: TAET: SER PROFESSOR(A) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Questões relativas à formação, profissionalização, ciclos de vidas e ao processo de desenvolvimento e constituição da profissionalidade e identidade profissional docentes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Referências: ALVARENGA, Bruna Telmo. TAUCHEN, Gionara. Percepções e Compreensões sobre o Ciclo de Vida Profissional e Desenvolvimento da Carreira Docente. Revista Conhecimento On Line. Novo Hamburgo. ano. 10 vol.2, jul-dez. 2018. ALVES, Cristovam da Silva (et. al.) Identidade Profissional de Professores: Um Referencial para Pesquisas. Educação & Linguagem, ano 10, n.15, p.269-283, Jan.-Jun. 2007. DUBAR, Claude. A Construção de Si pela Atividade de Trabalho: A Socialização Profissional. Cadernos de Pesquisa, v.42 n.146 p.351-367 maio/ago. 2012. DUBAR, Claude. A Crise das Identidades: A Interpretação de uma Mutação. Porto: Edições Afrontamento, 2006. DUBAR, Claude. A Socialização: Construção das Identidades Sociais e Profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005. DUBAR, Claude. Entre Crises Globais e Crises Ordinárias: A Crise das Identidades. Plural, Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.18.1, pp.175-184, 2011.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5 v4.8.22cefet143