Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET00046
Nome: TAET: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA)
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Origens sócio históricas do movimento CTSA e seus desdobramentos nas áreas de Ensino e de Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil. Suas vertentes na tradição europeia e américa. Análise das relações existentes entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente considerando as implicações sociais e políticas do desenvolvimento tecnológico contemporâneo. CTSA alinhado ao conhecimento investigativo. Limites e possibilidades da abordagem CTSA no contexto educacional brasileiro. Abordagem CTSA na pesquisa e ensino. Pressupostos teóricos e práticos da abordagem CTSA. Análise de materiais didáticos e unidades de ensino a luz da CTSA. A abordagem CTSA x CTS. A convergência da educação ambiental, sustentabilidade, ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e ambiente (CTSA) no ensino de ciências.
Referências: BAZZO, W. A. (ed.). Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), Madri: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2003. BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Contexto da Educação Tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1ª edição, 1998. BRITO, L. D.; SOUZA, M. L.; FREITAS, D. Formação inicial de professores de ciências e biologia: a visão da natureza do conhecimento científico e a relação CTSA. Interacções, Santarém, v. 4, n. 9, p. 129-148, 2008. BRITO, L. D.; SOUZA, M. L.; FREITAS, D. Formação inicial de professores de ciências e biologia: a visão da natureza do conhecimento científico e a relação CTSA. Interacções, Santarém, v. 4, n. 9, p. 129-148, 2008. DAGNINO, R. Neutralidade da Ciência e Determinismo Tecnológico. Um Debate sobre a Tecnociência. Campinas: Editora da Unicamp, 2008. DAGNINO, R.; HERNAN, T. (org). Ciência, Tecnologia e Sociedade. Uma Reflexão Latino-Americana. São Paulo; Editora Cabral, 2003. KAUANO, R. V; MARANDINO, M. Paulo Freire na Educação em Ciências Naturais: Tendências e Articulações com a Alfabetização Científica e o Movimento CTSA. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e35064-28, 2022. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em educação em Ciência, v.2, n.2, p.1-23, dez.2002 TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento CTS no ensino de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003 VIESBA, E., DIAS, N., & ROSALEN, M. CTSA e Educação Ambiental: uma perspectiva integradora em oficinas pedagógicas. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), 33(1), 69-87, 2022

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