Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - NG (11.52.13)
Código: P00ADM012.01
Nome: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Tipologia da pesquisa. Caracterização de um trabalho científico. Acesso aos bancos de conhecimento. Periódicos da administração. Técnicas para a revisão bibliográfica. Revisão sistemática qualitativa e meta-análise. Técnicas para coleta de dados. Redação, apresentação, estrutura, normalização e elaboração de trabalhos técnicos e científicos (relatórios de pesquisa, artigos e monografias). Ética em pesquisas sociais.
Referências: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. Boas práticas da publicação científica. Disponível em http://www.anpad.org.br/diversos/boas_praticas.pdf. Acesso em 24 de abril de 2013. BABA, V.V.; HAKEMZADEH, F. Toward a theory of evidence based decision-making. Management Decision, v. 50, n. 5, p. 832-867, 2012. BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. BARLEY, S. R. Images of imaging: notes on doing longitudinal field work. Organization Science. v. 1, n. 3, p. 220-247, 1990. BECKER, H. Métodos de pesquisas em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1993. CRAFT, J. L. A review of the empirical ethical decision-making literature: 2004-2011. Journal of Business Ethics, v. 117, n. 2, p. 221-259, 2013. COOPER, D.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 10ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. DENZIN, N.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. 4th ed. London: Sage, 2011. DRIOUCHI, T.; BENNETT, D. J. Real options in management and organizational strategy: a review of decision-making and performance implications. International Journal of Management Reviews, v. 14, n. 1, p. 39-62, 2012. ECO, H. Como se Faz uma Tese. 23ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. EISENHARDT, K. Building theories from case study research. The Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989. FEYERANBEND, P. Contra o método. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2011. GALLAGHER, B.; CREIGHTON, S.; GIBBONS, J. Ethical dilemmas in social-research - no easy solutions. British Journal of Social Work, v. 25, n. 3, p. 295-311, 1995. GODOI, C; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010. JACKSON, R. W.; WOOD, C. M.; ZBOJA, J. J. The dissolution of ethical decision-making in organizations: a comprehensive review and model. Journal of Business Ethics, v.116, n. 2, p. 233-250, p. 2013. JICK, T. D. Mixing qualitative and quantitative methods: triangulation in action. Administrative Science Quarterly, v. 24, n. 4, p. 602-611, 1979. KIMMEL, A. J.; SMITH, N. C.; KLEIN, J. G. Ethical decision making and research deception in the behavioral sciences. Ethics & Behavior, v. 21, n. 3, p. 222-251, 2011. KUGLER, T.; KAUSEL, E. E.; KOCHER, M. G. Are groups more rational than individuals? A review of interactive decision making in groups. Wiley Interdisciplinary Reviews-Cognitive Science, v. 3, n. 4, p. 471-482, 2012. LEWIS, M. W.; GRIMES, A. J. Metatriangulation: building theory from multiple paradigms. The academy of management review, v. 24, n. 4, 1999. MORGAN, G.; SMIRCICH, L. The case for qualitative research. Academy of Managament Review, v. 5, n. 4, p. 491-500, 1980. NEWELL, B. R.; SHANKS, D. R. Unconscious influences on decision making: a critical review. Behavioral and Brain Sciences, v. 37, n. 1, p. 1-( ), 2014. O'FALLON, M. J. ; BUTTERFIELD, K. D. A review of the empirical ethical decision-making literature: 1996-2003. Journal of Business Ethics, v. 59, n .4, p. 375-413, 2005. ORLITZKY, M.; SCHMIDT, F. L.; RYNES, S. L. Corporate social and financial performance: a meta-analysis. Organization Studies, v. 24, n. 3, p. 403-441, 2003. SCANDURA, T. A. Research methodology in management. Academy of management journal, v. 43, n. 6, p. 1248-1264, 2000. SUTTON, R. I; STAW, B. M.. What theory is not. Administrative Science Quarterly, v. 40, p. 371-384, 1995. STEWART, G. L. A meta-analytic review of relationships between team design features and team performance. Journal of Management, v. 32, n. 1, p. 29-55, 2006. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008. TOPLAK, M. E.; SORGE, G. B.; BENOIT, A. Decision-making and cognitive abilities. Clinical Psychology Review, v. 30, n. 5, p. 562-581, 2010. WHETTEN, D. A. What constitutes a theoretical contribution? The Academy of Management Review. v. 14, n. 4, p. 490-495, 1989.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6 v4.8.22cefet143