Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET0018
Nome: TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA (MPCMCT)
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Tipologia de museus, centros e espaços não formais de educação; Constituição histórica das instituições museais; Importância e papel das instituições museais na divulgação e popularização da Ciência e da Tecnologia; Museus de Ciências como espaços de educação; Pedagogia museal; Constituição do discurso expositivo; Relações pedagógicas em Museus de Ciências e Tecnologia; Objetos museais; Características de conjuntos expositivos baseados em modelagem; Estratégias museográficas em Museus de Ciência & Tecnologia; Visitação e experiência museal; Pesquisas em museologia no contexto da Educação em Ciências.
Referências: 5.1 – BIBLIOGRAFIA BÁSICA 5.1.1 – TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS ACHIAM, Marianne; MARANDINO, Martha. A framework for understanding the conditions of science representation and dissemination in museums. Museum Management and Curatorship. v. 29, n. 1, 2014, p. 66-­&#8208;82. DOI: 10.1080/09647775.2013.869855 BIZERRA, Alessandra; MARANDINO, Martha. Mediação em Museus de Ciências: contribuições da teoria histórico-­&#8208;cultural. Museologia & Interdisciplinaridade. v. 3, n. 5, mai-­&#8208;jun, 2014. p. 113-­&#8208;130. CHELINI, Maria-­&#8208;Júlia E.; LOPES, Sonia G. B. de C. Exposições em museus de ciências: reflexões e critérios para análise. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.16, n.2, p. 205-­&#8208;238, jul-­&#8208;dez, 2008. FIGUEIROA, Ana Maria Senac.; MARANDINO, Martha. O modelo de célula gigante: um estudo da transposição museográficas nos museus de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 3 a 6 de julho de 2017. FIGUEIROA, Ana Maria Senac.; MARANDINO, Martha. Os modelos pedagógicos na aprendizagem em museus de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia, SP. Atas... São Paulo: 2013. MARANDINO, M.; BUENO, J.; GOMES, F. de O.; KRISTEL, F. L.; OLIVEIRA, A. Os usos da Teoria da Transposição Didática e da Teoria Antropológica do Didático para o estudo da educação em museus de ciências, R. Labore Ens. Ciências, Campo Grande, v.1, n.1, p. 69-­&#8208;97, 2016a. MARANDINO, Martha; IANELLI, Isabela Tacito. Modelos de Educação em Ciências em Museus: análise da visita orientada. Revista Ensaio. v. 14, n. 01, jan-­&#8208;abr, 2012. p. 17-­&#8208;33. MARANDINO, Martha. Museus de Ciências, Coleções e Educação: relações necessárias. Revista Eletrônica do Programa de Pós-­&#8208;graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-­&#8208;PMUS. v. 2, n. 2, jul-­&#8208;dez, 2009. MARANDINO, Martha. The expositive discourse as pedagogical discourse: studying recontextualization in the production of a science museum exhibition. Cult Stud of Sci Educ. v. 11, 2016. p. 481-­&#8208;514. DOI 10.1007/s11422-014-9625-9 MARANDINO, Martha. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista Brasileira de Educação. n. 26, mai-­&#8208;ago, 2004. p. 95-­&#8208;108. MORTARA ALMEIDA, Adriana. O contexto do visitante na experiência museal: semelhanças e diferenças entre museus de ciência e de arte. História, Ciências, Saúde -­&#8208; Manguinhos [en linea] 2005, v. 12 (suplemento). p. 31-­&#8208;53. Acesso em: 30 de abril de 2018. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386137988003> ISSN 0104-­&#8208;5970 OLIVEIRA, Adriano Dias de; MARANDINO, Martha. Dioramas e biodiversidade: estudando um museu de ciências brasileiro. Educación y Futuro. v. 27, 2012. p. 107-­&#8208;120. OLIVEIRA, B.; SEGANTINI, V.; REIS, D.; LOMMEZ, R. O fetiche da interatividade em dispositivos museais: eficácia ou frustação na difusão do conhecimento científico. Museologia e Patrimônio. v. 7, 2014. p. 21-­&#8208; 32. PINTO, S.; GOUVEA, G. Mediação: significações, usos e contextos. Revista Ensaio. v. 16, n. 2, mai-­&#8208;ago, Belo Horizonte, 2014. p. 53-­&#8208;70. PORTO, Renata M. A. B.; BARBOSA, Cátia R. O objeto museal em diferentes contextos e mídias. Em Questão. v. 17, n. 2, jul-­&#8208;dez, 2011. p. 195-­&#8208;208. SALGADO, Maurício de M.; MARANDINO, Martha. O mar no museu: um olhar sobre a educação nos aquários. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, jul-­&#8208;set, 2014. p. 867-­&#8208;882. VALENTE, M. E., CAZELLI, S. e ALVES, F.: Museus, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. v. 12 (suplemento), 2005. p. 183-­&#8208;203. 5.1.2 -­&#8208; LIVROS E CAPÍTULOS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS. Centros e museus de ciências do Brasil 2015. Rio de Janeiro: UFRJ.FCC. Casa da Ciência; Fiocruz. Museu da Vida, 2015. 312 p. BORGES, Regina M. R.; IMHOFF, A. L.; BARCELOS, G. B. (Org.). Educação e Cultura Científica e Tecnológica: Centros e Museus de Ciências no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. 361 p. MANCUSO, Ronaldo. A importância dos Centros de Ciências no contexto da Educação Científica no Brasil. In: BORGES, Regina M. R.; IMHOFF, A. L.; BARCELOS, G. B. (Org.). Educação e Cultura Científica e Tecnológica: Centros e Museus de Ciências no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. CAZELLI, S.; MARANDINO, M.; STUDART, D. Educação e Comunicação em Museus de Ciências: aspectos históricos, pesquisa e prática. In: GOUVÊA, G.; MARANDINO, M.; LEAL, M. C. (Org.). Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: Editora Access/Faperj, 2003, p. 83-­&#8208;106. CRESTANA, Silvério; CASTRO, Miriam Goldman; PEREIRA, Gilson R. de M. (Org.). Centros e Museu de Ciência: visões e experiências: subsídios para um programa nacional de popularização da ciência. São Paulo: Saraiva, Estação Ciência, 1998. 239 p. MASCARENHAS, S. A Ciência para tirar mistérios. In: CRESTANA, Silvério; CASTRO, Miriam Goldman; PEREIRA, Gilson R. de M. (Org.). Centros e Museu de Ciência: visões e experiências: subsídios para um programa nacional de popularização da ciência. São Paulo: Saraiva, Estação Ciência, 1998. p. 14-­&#8208;19. SAAD, F. D. Centros de Ciências: as atuais vitrinas do mundo da difusão científica. In: CRESTANA, Silvério; CASTRO, Miriam Goldman; PEREIRA, Gilson R. de M. (Org.). Centros e Museu de Ciência: visões e experiências: subsídios para um programa nacional de popularização da ciência. São Paulo: Saraiva, Estação Ciência, 1998. p. 20-­&#8208;25. AB’SÁBER, A. N. Espações complementares de educação. In: CRESTANA, Silvério; CASTRO, Miriam Goldman; PEREIRA, Gilson R. de M. (Org.). Centros e Museu de Ciência: visões e experiências: subsídios para um programa nacional de popularização da ciência. São Paulo: Saraiva, Estação Ciência, 1998. p. 26-­&#8208;31. GOLDEMBERG, J. Museus de Ciência. In: CRESTANA, Silvério; CASTRO, Miriam Goldman; PEREIRA, Gilson R. de M. (Org.). Centros e Museu de Ciência: visões e experiências: subsídios para um programa nacional de popularização da ciência. São Paulo: Saraiva, Estação Ciência, 1998. p. 32-­&#8208;35. LOPES, J. L. Formas múltiplas de divulgação científica. In: CRESTANA, Silvério; CASTRO, Miriam Goldman; PEREIRA, Gilson R. de M. (Org.). Centros e Museu de Ciência: visões e experiências: subsídios para um programa nacional de popularização da ciência. São Paulo: Saraiva, Estação Ciência, 1998. p. 36-­&#8208;39. MORAES, F. F. Os Centros de Ciências como vitrina das universidades. In: CRESTANA, Silvério; CASTRO, Miriam Goldman; PEREIRA, Gilson R. de M. (Org.). Centros e Museu de Ciência: visões e experiências: subsídios para um programa nacional de popularização da ciência. São Paulo: Saraiva, Estação Ciência, 1998. p. 110-­&#8208;115. FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves; VIDAL, Diana Gonçalves (Org.). Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. 2. ed. – Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013. 252 p. ISBN 978-­&#8208;85-­&#8208;8054-­&#8208;113-­&#8208;7 POSSAS, H. C. G. Classificar e ordenar: os gabinetes de curiosidades e a história natural. In: FIGUEIREDO, B. G.; VIDAL, D. G. (Org.). Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. 2. ed. – Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013. p. 159-­&#8208;170. MARANDINO, M. Museus de Ciências como espaços de educação. In: FIGUEIREDO, B. G.; VIDAL, D. G. (Org.). Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. 2. ed. – Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013. p. 173-­&#8208;183. MENESES, U. T. B. de. A exposição museológica e o conhecimento Histórico. In: FIGUEIREDO, B. G.; VIDAL, D. G. (Org.). Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. 2. ed. – Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013. p. 15-­&#8208;88. NASCIMENTO, S. S. O desafio de construção de uma nova prática educativa para os museus. In: FIGUEIREDO, B. G.; VIDAL, D. G. (Org.). Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. 2. ed. – Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013. p. 231-­&#8208;250. MARANDINO, Martha. Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: Geenf / FEUSP, 2008. MARANDINO, Martha; CONTIER, Djana. (Org.). Educação Não Formal e Divulgação em Ciência: da produção do conhecimento a ações de formação. São Paulo: FEUSP, 2015. 106 p. MARANDINO, M.; CONTIER, D.; NAVAS, A. M.; BIZERRA, A.; NEVES, A. L. C. das. Controvérsias em Museus de Ciências: reflexões e propostas para educadores. São Paulo: FEUSP, 2016b. 52 p. MARANDINO, M.; MONACO, L.; LOURENÇO, M. F.; RODRIGUES, J.; RICCI, F. P. A Educação em Museus e os Materiais Educativos. São Paulo: GEENF/USP, 2016. 48 p. SANTA ROSA, Nereide Schilaro; SCALÉA, Neusa Schilaro. Vamos ao museu?. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013. 64 p. SIMAN, Lana Mara de Castro; MIRANDA, Sonia Regina (Org.). Patrimônio no plural: educação, cidades e mediações. 1. ed. – Belo Horizonte, MG: Fino Traço Editora, 2017. 288 p. ISBN 978-­&#8208;85-­&#8208;8054-­&#8208;355-­&#8208;1 OLIVERIA, B. J.; ANJOS, J. P. Diálogos com Professores em Museus. In: SIMAN, L. M. de C.; MIRANDA, S. R. (Org.). Patrimônio no plural: educação, cidades e mediações. 1. ed. – Belo Horizonte, MG: Fino Traço Editora, 2017. p. 195-­&#8208;214. 5.2 – BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANGELO, C. M.; MACHADO, M. A. D. Websites dos Museus de Ciências: como está sendo usado este meio de divulgação científica? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208;enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018. BONATTO, Maria P. de O. A participação em pesquisas como estratégia de formação para estudantes mediadores de museus e centros interativos de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208;enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018. BORTOLETTO-­&#8208;RELA, Luciana. Parceria museu de ciências e público docente: objetivos e contribuições da visita. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208;enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018. CARNEIRO, G. do A.; CAVASSAN, O. A interação museu-­&#8208;escola e o referencial das ilhas interdisciplinares de racionalidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208;enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018. LIMA, I. V. D. L.; CARVALHO, C. A iniciação científica em Museus e Centros de Ciência: uma análise em instituições da cidade do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208;enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018. LIMA, S. R.; MARTINS, S. O papel do professor dentro das perspectivas educativas e culturais dos ambientes virtuais de museus de ciências do Brasil no século XXI. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208; enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018. MARCONDES, M.; PUGLIESE, A. A formação continuada de professores e a utilização do Museu de Microbiologia como espaço de prática pedagógica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208;enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018. PALMIERI, L. J.; SILVA, C. S. da. Análise do processo de musealização do conhecimento químico em exposições museográficas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208;enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018. PSCHEIDT, C.; LORENZETTI, L. Compreensões dos professores dos anos iniciais sobre o Museu da Terra e da Vida. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208;enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018. ROCHA, J. C. T.; FRIZZERA, A. C. S. Aspectos da educação não formal numa aula de campo no Museu Inhotim durante a formação continuada de profissionais da educação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208; enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018. ROLDI, M. M. C.; SILVA, M. A. J. Ensino por Investigação em Museus de Ciência: o caso do Instituto Nacional da Mata Atlântica-­&#8208;INMA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208;enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018. SILVA, J. J.; MOREIRA, C. C. As formas de comunicação científica nos museus e centros de ciências: o caso do Espaço InterCiências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208;enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018. VICENTINI, T.; LIMA, V.; PEREZ, M.; LARA, I. Museu de ciências e contextualização: um possível caminho para a alfabetização científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI ENPEC., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-­&#8208;enpec/anais/busca.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8 v4.8.22cefet143