Referências: |
5.1
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
5.1.1
TESES,
DISSERTAÇÕES
E
ARTIGOS
ACHIAM,
Marianne;
MARANDINO,
Martha.
A
framework
for
understanding
the
conditions
of
science
representation
and
dissemination
in
museums.
Museum
Management
and
Curatorship.
v.
29,
n.
1,
2014,
p.
66-‐82.
DOI:
10.1080/09647775.2013.869855
BIZERRA,
Alessandra;
MARANDINO,
Martha.
Mediação
em
Museus
de
Ciências:
contribuições
da
teoria
histórico-‐cultural.
Museologia
&
Interdisciplinaridade.
v.
3,
n.
5,
mai-‐jun,
2014.
p.
113-‐130.
CHELINI,
Maria-‐Júlia
E.;
LOPES,
Sonia
G.
B.
de
C.
Exposições
em
museus
de
ciências:
reflexões
e
critérios
para
análise.
Anais
do
Museu
Paulista.
São
Paulo.
N.
Sér.
v.16,
n.2,
p.
205-‐238,
jul-‐dez,
2008.
FIGUEIROA,
Ana
Maria
Senac.;
MARANDINO,
Martha.
O
modelo
de
célula
gigante:
um
estudo
da
transposição
museográficas
nos
museus
de
ciências.
In:
Encontro
Nacional
de
Pesquisa
em
Educação
em
Ciências
XI
ENPEC.
Florianópolis,
SC:
Universidade
Federal
de
Santa
Catarina,
3
a
6
de
julho
de
2017.
FIGUEIROA,
Ana
Maria
Senac.;
MARANDINO,
Martha.
Os
modelos
pedagógicos
na
aprendizagem
em
museus
de
ciências.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
IX
ENPEC,
2013,
Águas
de
Lindóia,
SP.
Atas...
São
Paulo:
2013.
MARANDINO,
M.;
BUENO,
J.;
GOMES,
F.
de
O.;
KRISTEL,
F.
L.;
OLIVEIRA,
A.
Os
usos
da
Teoria
da
Transposição
Didática
e
da
Teoria
Antropológica
do
Didático
para
o
estudo
da
educação
em
museus
de
ciências,
R.
Labore
Ens.
Ciências,
Campo
Grande,
v.1,
n.1,
p.
69-‐97,
2016a.
MARANDINO,
Martha;
IANELLI,
Isabela
Tacito.
Modelos
de
Educação
em
Ciências
em
Museus:
análise
da
visita
orientada.
Revista
Ensaio.
v.
14,
n.
01,
jan-‐abr,
2012.
p.
17-‐33.
MARANDINO,
Martha.
Museus
de
Ciências,
Coleções
e
Educação:
relações
necessárias.
Revista
Eletrônica
do
Programa
de
Pós-‐graduação
em
Museologia
e
Patrimônio
PPG-‐PMUS.
v.
2,
n.
2,
jul-‐dez,
2009.
MARANDINO,
Martha.
The
expositive
discourse
as
pedagogical
discourse:
studying
recontextualization
in
the
production
of
a
science
museum
exhibition.
Cult
Stud
of
Sci
Educ.
v.
11,
2016.
p.
481-‐514.
DOI
10.1007/s11422-014-9625-9
MARANDINO,
Martha.
Transposição
ou
recontextualização?
Sobre
a
produção
de
saberes
na
educação
em
museus
de
ciências.
Revista
Brasileira
de
Educação.
n.
26,
mai-‐ago,
2004.
p.
95-‐108.
MORTARA
ALMEIDA,
Adriana.
O
contexto
do
visitante
na
experiência
museal:
semelhanças
e
diferenças
entre
museus
de
ciência
e
de
arte.
História,
Ciências,
Saúde
-‐
Manguinhos
[en
linea]
2005,
v.
12
(suplemento).
p.
31-‐53.
Acesso
em:
30
de
abril
de
2018.
Disponível
em:
<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386137988003>
ISSN
0104-‐5970
OLIVEIRA,
Adriano
Dias
de;
MARANDINO,
Martha.
Dioramas
e
biodiversidade:
estudando
um
museu
de
ciências
brasileiro.
Educación
y
Futuro.
v.
27,
2012.
p.
107-‐120.
OLIVEIRA,
B.;
SEGANTINI,
V.;
REIS,
D.;
LOMMEZ,
R.
O
fetiche
da
interatividade
em
dispositivos
museais:
eficácia
ou
frustação
na
difusão
do
conhecimento
científico.
Museologia
e
Patrimônio.
v.
7,
2014.
p.
21-‐
32.
PINTO,
S.;
GOUVEA,
G.
Mediação:
significações,
usos
e
contextos.
Revista
Ensaio.
v.
16,
n.
2,
mai-‐ago,
Belo
Horizonte,
2014.
p.
53-‐70.
PORTO,
Renata
M.
A.
B.;
BARBOSA,
Cátia
R.
O
objeto
museal
em
diferentes
contextos
e
mídias.
Em
Questão.
v.
17,
n.
2,
jul-‐dez,
2011.
p.
195-‐208.
SALGADO,
Maurício
de
M.;
MARANDINO,
Martha.
O
mar
no
museu:
um
olhar
sobre
a
educação
nos
aquários.
História,
Ciências,
Saúde
Manguinhos,
Rio
de
Janeiro,
v.
21,
n.
3,
jul-‐set,
2014.
p.
867-‐882.
VALENTE,
M.
E.,
CAZELLI,
S.
e
ALVES,
F.:
Museus,
ciência
e
educação:
novos
desafios.
História,
Ciências,
Saúde
Manguinhos.
v.
12
(suplemento),
2005.
p.
183-‐203.
5.1.2
-‐
LIVROS
E
CAPÍTULOS
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA
DE
CENTROS
E
MUSEUS
DE
CIÊNCIAS.
Centros
e
museus
de
ciências
do
Brasil
2015.
Rio
de
Janeiro:
UFRJ.FCC.
Casa
da
Ciência;
Fiocruz.
Museu
da
Vida,
2015.
312
p.
BORGES,
Regina
M.
R.;
IMHOFF,
A.
L.;
BARCELOS,
G.
B.
(Org.).
Educação
e
Cultura
Científica
e
Tecnológica:
Centros
e
Museus
de
Ciências
no
Brasil.
Porto
Alegre:
EDIPUCRS,
2012.
361
p.
MANCUSO,
Ronaldo.
A
importância
dos
Centros
de
Ciências
no
contexto
da
Educação
Científica
no
Brasil.
In:
BORGES,
Regina
M.
R.;
IMHOFF,
A.
L.;
BARCELOS,
G.
B.
(Org.).
Educação
e
Cultura
Científica
e
Tecnológica:
Centros
e
Museus
de
Ciências
no
Brasil.
Porto
Alegre:
EDIPUCRS,
2012.
CAZELLI,
S.;
MARANDINO,
M.;
STUDART,
D.
Educação
e
Comunicação
em
Museus
de
Ciências:
aspectos
históricos,
pesquisa
e
prática.
In:
GOUVÊA,
G.;
MARANDINO,
M.;
LEAL,
M.
C.
(Org.).
Educação
e
Museu:
a
construção
social
do
caráter
educativo
dos
museus
de
ciências.
Rio
de
Janeiro:
Editora
Access/Faperj,
2003,
p.
83-‐106.
CRESTANA,
Silvério;
CASTRO,
Miriam
Goldman;
PEREIRA,
Gilson
R.
de
M.
(Org.).
Centros
e
Museu
de
Ciência:
visões
e
experiências:
subsídios
para
um
programa
nacional
de
popularização
da
ciência.
São
Paulo:
Saraiva,
Estação
Ciência,
1998.
239
p.
MASCARENHAS,
S.
A
Ciência
para
tirar
mistérios.
In:
CRESTANA,
Silvério;
CASTRO,
Miriam
Goldman;
PEREIRA,
Gilson
R.
de
M.
(Org.).
Centros
e
Museu
de
Ciência:
visões
e
experiências:
subsídios
para
um
programa
nacional
de
popularização
da
ciência.
São
Paulo:
Saraiva,
Estação
Ciência,
1998.
p.
14-‐19.
SAAD,
F.
D.
Centros
de
Ciências:
as
atuais
vitrinas
do
mundo
da
difusão
científica.
In:
CRESTANA,
Silvério;
CASTRO,
Miriam
Goldman;
PEREIRA,
Gilson
R.
de
M.
(Org.).
Centros
e
Museu
de
Ciência:
visões
e
experiências:
subsídios
para
um
programa
nacional
de
popularização
da
ciência.
São
Paulo:
Saraiva,
Estação
Ciência,
1998.
p.
20-‐25.
ABSÁBER,
A.
N.
Espações
complementares
de
educação.
In:
CRESTANA,
Silvério;
CASTRO,
Miriam
Goldman;
PEREIRA,
Gilson
R.
de
M.
(Org.).
Centros
e
Museu
de
Ciência:
visões
e
experiências:
subsídios
para
um
programa
nacional
de
popularização
da
ciência.
São
Paulo:
Saraiva,
Estação
Ciência,
1998.
p.
26-‐31.
GOLDEMBERG,
J.
Museus
de
Ciência.
In:
CRESTANA,
Silvério;
CASTRO,
Miriam
Goldman;
PEREIRA,
Gilson
R.
de
M.
(Org.).
Centros
e
Museu
de
Ciência:
visões
e
experiências:
subsídios
para
um
programa
nacional
de
popularização
da
ciência.
São
Paulo:
Saraiva,
Estação
Ciência,
1998.
p.
32-‐35.
LOPES,
J.
L.
Formas
múltiplas
de
divulgação
científica.
In:
CRESTANA,
Silvério;
CASTRO,
Miriam
Goldman;
PEREIRA,
Gilson
R.
de
M.
(Org.).
Centros
e
Museu
de
Ciência:
visões
e
experiências:
subsídios
para
um
programa
nacional
de
popularização
da
ciência.
São
Paulo:
Saraiva,
Estação
Ciência,
1998.
p.
36-‐39.
MORAES,
F.
F.
Os
Centros
de
Ciências
como
vitrina
das
universidades.
In:
CRESTANA,
Silvério;
CASTRO,
Miriam
Goldman;
PEREIRA,
Gilson
R.
de
M.
(Org.).
Centros
e
Museu
de
Ciência:
visões
e
experiências:
subsídios
para
um
programa
nacional
de
popularização
da
ciência.
São
Paulo:
Saraiva,
Estação
Ciência,
1998.
p.
110-‐115.
FIGUEIREDO,
Betânia
Gonçalves;
VIDAL,
Diana
Gonçalves
(Org.).
Museus:
dos
gabinetes
de
curiosidades
à
museologia
moderna.
2.
ed.
Belo
Horizonte,
MG:
Fino
Traço,
2013.
252
p.
ISBN
978-‐85-‐8054-‐113-‐7
POSSAS,
H.
C.
G.
Classificar
e
ordenar:
os
gabinetes
de
curiosidades
e
a
história
natural.
In:
FIGUEIREDO,
B.
G.;
VIDAL,
D.
G.
(Org.).
Museus:
dos
gabinetes
de
curiosidades
à
museologia
moderna.
2.
ed.
Belo
Horizonte,
MG:
Fino
Traço,
2013.
p.
159-‐170.
MARANDINO,
M.
Museus
de
Ciências
como
espaços
de
educação.
In:
FIGUEIREDO,
B.
G.;
VIDAL,
D.
G.
(Org.).
Museus:
dos
gabinetes
de
curiosidades
à
museologia
moderna.
2.
ed.
Belo
Horizonte,
MG:
Fino
Traço,
2013.
p.
173-‐183.
MENESES,
U.
T.
B.
de.
A
exposição
museológica
e
o
conhecimento
Histórico.
In:
FIGUEIREDO,
B.
G.;
VIDAL,
D.
G.
(Org.).
Museus:
dos
gabinetes
de
curiosidades
à
museologia
moderna.
2.
ed.
Belo
Horizonte,
MG:
Fino
Traço,
2013.
p.
15-‐88.
NASCIMENTO,
S.
S.
O
desafio
de
construção
de
uma
nova
prática
educativa
para
os
museus.
In:
FIGUEIREDO,
B.
G.;
VIDAL,
D.
G.
(Org.).
Museus:
dos
gabinetes
de
curiosidades
à
museologia
moderna.
2.
ed.
Belo
Horizonte,
MG:
Fino
Traço,
2013.
p.
231-‐250.
MARANDINO,
Martha.
Educação
em
museus:
a
mediação
em
foco.
São
Paulo:
Geenf
/
FEUSP,
2008.
MARANDINO,
Martha;
CONTIER,
Djana.
(Org.).
Educação
Não
Formal
e
Divulgação
em
Ciência:
da
produção
do
conhecimento
a
ações
de
formação.
São
Paulo:
FEUSP,
2015.
106
p.
MARANDINO,
M.;
CONTIER,
D.;
NAVAS,
A.
M.;
BIZERRA,
A.;
NEVES,
A.
L.
C.
das.
Controvérsias
em
Museus
de
Ciências:
reflexões
e
propostas
para
educadores.
São
Paulo:
FEUSP,
2016b.
52
p.
MARANDINO,
M.;
MONACO,
L.;
LOURENÇO,
M.
F.;
RODRIGUES,
J.;
RICCI,
F.
P.
A
Educação
em
Museus
e
os
Materiais
Educativos.
São
Paulo:
GEENF/USP,
2016.
48
p.
SANTA
ROSA,
Nereide
Schilaro;
SCALÉA,
Neusa
Schilaro.
Vamos
ao
museu?.
1.
ed.
São
Paulo:
Moderna,
2013.
64
p.
SIMAN,
Lana
Mara
de
Castro;
MIRANDA,
Sonia
Regina
(Org.).
Patrimônio
no
plural:
educação,
cidades
e
mediações.
1.
ed.
Belo
Horizonte,
MG:
Fino
Traço
Editora,
2017.
288
p.
ISBN
978-‐85-‐8054-‐355-‐1
OLIVERIA,
B.
J.;
ANJOS,
J.
P.
Diálogos
com
Professores
em
Museus.
In:
SIMAN,
L.
M.
de
C.;
MIRANDA,
S.
R.
(Org.).
Patrimônio
no
plural:
educação,
cidades
e
mediações.
1.
ed.
Belo
Horizonte,
MG:
Fino
Traço
Editora,
2017.
p.
195-‐214.
5.2
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
ANGELO,
C.
M.;
MACHADO,
M.
A.
D.
Websites
dos
Museus
de
Ciências:
como
está
sendo
usado
este
meio
de
divulgação
científica?
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018.
BONATTO,
Maria
P.
de
O.
A
participação
em
pesquisas
como
estratégia
de
formação
para
estudantes
mediadores
de
museus
e
centros
interativos
de
ciências.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018.
BORTOLETTO-‐RELA,
Luciana.
Parceria
museu
de
ciências
e
público
docente:
objetivos
e
contribuições
da
visita.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018.
CARNEIRO,
G.
do
A.;
CAVASSAN,
O.
A
interação
museu-‐escola
e
o
referencial
das
ilhas
interdisciplinares
de
racionalidade.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018.
LIMA,
I.
V.
D.
L.;
CARVALHO,
C.
A
iniciação
científica
em
Museus
e
Centros
de
Ciência:
uma
análise
em
instituições
da
cidade
do
Rio
de
Janeiro.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018.
LIMA,
S.
R.;
MARTINS,
S.
O
papel
do
professor
dentro
das
perspectivas
educativas
e
culturais
dos
ambientes
virtuais
de
museus
de
ciências
do
Brasil
no
século
XXI.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐
enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018.
MARCONDES,
M.;
PUGLIESE,
A.
A
formação
continuada
de
professores
e
a
utilização
do
Museu
de
Microbiologia
como
espaço
de
prática
pedagógica.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018.
PALMIERI,
L.
J.;
SILVA,
C.
S.
da.
Análise
do
processo
de
musealização
do
conhecimento
químico
em
exposições
museográficas.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018.
PSCHEIDT,
C.;
LORENZETTI,
L.
Compreensões
dos
professores
dos
anos
iniciais
sobre
o
Museu
da
Terra
e
da
Vida.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018.
ROCHA,
J.
C.
T.;
FRIZZERA,
A.
C.
S.
Aspectos
da
educação
não
formal
numa
aula
de
campo
no
Museu
Inhotim
durante
a
formação
continuada
de
profissionais
da
educação.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐
enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018.
ROLDI,
M.
M.
C.;
SILVA,
M.
A.
J.
Ensino
por
Investigação
em
Museus
de
Ciência:
o
caso
do
Instituto
Nacional
da
Mata
Atlântica-‐INMA.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018.
SILVA,
J.
J.;
MOREIRA,
C.
C.
As
formas
de
comunicação
científica
nos
museus
e
centros
de
ciências:
o
caso
do
Espaço
InterCiências.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018.
VICENTINI,
T.;
LIMA,
V.;
PEREZ,
M.;
LARA,
I.
Museu
de
ciências
e
contextualização:
um
possível
caminho
para
a
alfabetização
científica.
In:
ENCONTRO
NACIONAL
DE
PESQUISA
EM
EDUCAÇÃO
EM
CIÊNCIAS,
XI
ENPEC.,
2017,
Florianópolis.
Anais
eletrônicos...
Florianópolis:
UFSC,
2017.
Disponível
em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-‐enpec/anais/busca.htm>.
Acesso
em:
30
abr.
2018. |