Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET0020
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS: A ESCOLA SOCIOLÓGICA DE CHICAGO E SEUS MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Os Aspectos sociais e históricos da Escola de Chicago e suas contribuições epsitemológias e metododógicas para a pesquisa. Os métodos de pesquisa. A função social do pesquisador e dos sujeitos na pesquisa. A dimensão transformadora da pesquisa (a construção da problemática e do objeto de pesquisa).
Referências: Referências bibliográficas: BERTAUX, D. Histoires de vies - ou récits de pratiques? Méthodologie de l’approche biographique en sociologie, CORDES, 1976. BERTAUX, D. Les récits de vie, Paris, Nathan, 1997. BESSIN M.; BIDART C.; GROSSETTI M. (dir.). L’enquête sur les bifurcations. Les sciences sociales face aux ruptures et à l’événement, Paris: La Découverte, 2009. BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 11-30, jan./jun. 2002. BUENO, Belmira Oliveira et al. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 385-410, 2006. COULON, A. Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. COULON, A. A Escola de Chicago. Campinas: Papirus, 1995. GAGO, P. C.; MAGALHÃES, R. F. Tradução de GARFINKEL, H. O que é etnometodologia? Revista Teoria e Cultura, Juiz de Fora, v. 4, n. 1 e 2, p. 113- 134, jan./dez. 2009. GAULEJAC de V. L’Histoire en héritage. Roman familial et trajectoire sociale, Desclée de Brouwer, Paris, 1999. GUTH, S. Chicago 1920. Aux origines de la sociologie qualitative. Paris: Téraèdre, 2004. JOSEPH, I., & GRAFMEYER, Y. L’école de Chicago. Naissance d’une sociologie urbaine. Paris: Editions du Champ urbain, 1979. LALIVE D’ÉPINAY C. et al. «Le parcours de vie: émergence d’un paradigme interdisciplinaire», in Guillaume J.-F. (dir.), Parcours de vie. Regards croisés sur la construction des biographies contemporaines, Liège: Editions de l’ULG, 2005. PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Clementino de. (Org.) (Auto)biografia: formação, territórios e saberes. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN, 2008. PASSEGGI, Maria da Conceição, A Experiência em Formação, Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011 PASSEGGI, Maria da Conceição. A formação do formador na abordagem autobiográfica: a experiência dos memoriais de formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006. p. 203-218. PASSERON J.-C., , «Biographies, flux, itinéraires, trajectoires», Revue française de sociologie, No. 31-1,p. 3-22 (première version in Godart, Coninck, 1989), 1990; disponible sur http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/rfsoc_0035-2969_1990_num_31_1_1077 PINEAU, G. Produire sa vie: autoformation et autobiographie. Montréal, Albert St-Martin/ Paris: Édilig, 1983. PENEFF J. «Les grandes tendances de l’usage des biographies dans la sociologie française », Politix, 1994, vol. 7, n? 27, troisième trimestre, p. 25-31 ; disponible sur http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/polix_0295-2319_1994_num_7_27_1860 RICOEUR P. Temps et récit, Tome III: Le temps raconté, Paris: Le Seuil, 1985. THOMAS W.I.; ZNANIECKI F., Le paysan polonais en Europe et en Amérique, Nathan, Paris, 1998 (1re éd. 1918-1920). VERMERSCH, P. L'entretien d'explicitation, Paris: ESF, 1994. VRANCKEN D.; MARQUET, C. Le travail sur soi, vers une psychologisation de la société?, Paris: Belin, 2006.

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