Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET0021
Nome: TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: PESQUISAS EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: ABORDAGENS QUALITATIVAS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Introdução à concepção e execução de pesquisas em Ciências Humanas e Sociais dentro das abordagens qualitativas. A necessária coerência entre os suportes teóricos e a prática da pesquisa. Conceitos fundamentais das principais correntes do pensamento contemporâneo que incidem nas pesquisas. A construção da pesquisa acadêmico-científica. Problemas éticos, metodológicos e políticos no uso das abordagens qualitativas.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALVES-MAZZOTTI, A. J. GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1999 BOGDAN, R. e BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994 (p. 13-51). CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: Análise de Discurso versus Análise de Conteúdo. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84. FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (org.) Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 2010. GAMBOA, S. A.S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani (org.) Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 2010. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2009. LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E.D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 2016. TRIVIÑOS, Augusto N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 2011.

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