Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET022
Nome: TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – INICIAÇÃO À FILOSOFIA DA TÉCNICA, DA TECNOLOGIA E DA ENGENHARIA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Os estudos filosóficos sobre a técnica, a tecnologia e as engenharias são um fato relativamente recente na história da Filosofia. Não obstante, observa-se uma pluralidade de abordagens, métodos e conceitos nas reflexões acerca das definições, dos problemas ou dos impactos das técnicas, das tecnologias e das engenharias nos âmbitos éticos, morais, antropológicos, epistemológicos, metodológicos, políticos ou estéticos. Nesse sentido, esta disciplina propõe uma apresentação de algumas das mais relevantes contribuições filosóficas contemporâneas em Filosofia da Técnica, Tecnologia e Engenharia (FTTE), incluindo o design de artefatos e o desenvolvimento de sistemas sociotécnicos.
Referências:

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6 v4.8.22cefet143