Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - NG (11.52.05)
Código: PPGET0019
Nome: TAET: JUVENTUDES E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: MOTIVAÇÕES, EVASÃO E PROJETOS DE FUTURO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discutem-se questões relativas às juventudes e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Juventudes e trabalho. Projetos de futuro de juventudes.
Referências: ABRAMO, Helena Wendel. O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. In: FREITAS, Maria Virgínia de (org.). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005. p. 19 - 35. Disponível em: http:// library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/05623.pdf. ABRAMOVAY, Miriam et al. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para políticas públicas. Brasília: UNESCO, BID, 2002. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127138por.pdf. ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia (coord.). Juventude, juventudes: o que une e o que separa. Brasília: UNESCO, 2006. 744p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000185.pdf. BURNIER, Suzana Lana. Visões de mundo e projetos entre trabalhadores técnicos de nível médio. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC – Rio, 2003. Tese (Doutorado). Departamento de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC – Rio. Cap. 2, p. 25-57. CARRANO, Paulo César Rodrigues; MARINHO, Andreia Cidade; OLIVEIRA, Viviane Netto Medeiros de. Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. Especial, p. 1439-1454, Especial, p. 1439-1454, 77 dez. 2015. . DAYRELL, Juarez Tarcísio. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da sociali zação juvenil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 1105- 1128, out. 2007. DAYRELL, Juarez Tarcísio; JESUS, Rodrigo Ednilson de. Juventude, ensino médio e os processos de exclusão escolar. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 407- 423, abr. – jun. 2016. DAYRELL, Juarez. Por uma pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG. Juarez Dayrell (org.). Belo Horizonte: Mazza Edições, 2016. Disponível em: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/wp-content/uploads/Livro-Poruma-pedagogia-das-juventudes.pdf. VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999

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