Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO E MECÂNICA - LP (11.61.05) |
Código: |
G03CEVO0.02 |
Nome: |
COMPUTAÇÃO EVOLUCIONISTA |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
0 h. |
Pré-Requisitos: |
( G03APAL0.01 )
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( ( G03CEVO0.01 ) )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
Evolução Natural e Artificial: Elementos de genética e evolução. Relação entre o natural e o artificial, terminologia. O
algoritmo evolucionista genérico. Algoritmos Genéticos: Componentes básicos. Representação da solução. Codificação da
solução. Morfogênese. População inicial. Esquemas de seleção. Função aptidão. Reprodução geracional e steady-state.
Operadores de recombinação e de mutação (para o caso binário, para o caso real, para problemas de ordenação).
Aplicação em otimização. Tratamento de restrições. Hibridização. Procedimentos adaptativos. Problemas com vários
objetivos. Algoritmos paralelos. Co-evolução. Algumas Aplicações: O problema da mochila. O problema de locaçãoalocação. O problema do caixeiro viajante. Implementação Computacional. Introdução à Programação Genética. Outros
Algoritmos Evolutivos. Aplicações em Robótica e Jogos Digitais.
|
|
|
|
|