Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 04 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: [PEX] Programa de Extensão do Curso de Graduação em Administração (Campus Nova Gameleira)
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 600
Período de Realização: 29/11/2023 a 31/12/2026
Área Principal: Educação Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - NG Unidades Envolvidas:
Tipo: PROGRAMA
Municípios de Realização:
Espaços de Realização:
Fonte de Financiamento: AÇÃO SEM FINANCIAMENTO
Responsável pela Ação: GLAUCIENE SILVA MARTINS
E-mail do Responsável: glauciene@cefetmg.br
Contato do Responsável: (31) 3319-7000
Url da Acão: https://sig.cefetmg.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1081

Resumo

 

O EXSA, nome que representa a sigla do Programa de Extensão do curso de Administração do CEFET-MG entre 2023 e 2026, ou seja, Extensão Sociais Aplicadas, trata-se do conjunto articulado de projetos e demais ações de extensão, como cursos e eventos, com caráter orgânico institucional e interdisciplinar cujas temáticas são: Administração Cidadã, Administração Empreendedora e Administração, Ciência e Tecnologia.

 

 

 

O prazo do programa, a ser executado entre os anos de 2023 e 2026, está de acordo com o prazo de implantação do novo PPC do curso de Administração, conforme a Resolução CEPE-3/22, de 31 de maio de 2022, que regulamenta a integração das ações de extensão nos cursos de graduação. Tal prazo foi definido, pois, conforme a Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de Dezembro de 2018 (que estabelece as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024), no mínimo, 10% dos créditos curriculares exigidos para graduação deverão ser cumpridos em programas e projetos de Extensão Universitária. Para isso, é necessário e recomendado estimular, por meio da Extensão Universitária, o protagonismo estudantil no processo de mudança da educação superior. Assim como a metáfora do catavento, a ideia central é que o corpo discente mova o programa, estabelecendo interações com a sociedade.

 

 

 

Assim sendo, o principal objetivo do EXSA é a estruturação da extensão no DCSA (Departamento de Ciências Sociais Aplicadas) de forma verticalizada, envolvendo, além do curso de Bacharelado em Administração, o curso técnico de Hospedagem e o curso de Mestrado em Administração. O programa será o meio pelo qual as ações de extensão do departamento serão articuladas, monitoradas e avaliadas.

 

 

 

A participação discente no programa de extensão contribuirá para sua formação acadêmico-profissional e cidadã, sobretudo no desenvolvimento de competências técnicas e administrativas, a partir da execução das ações de extensão, e de soft skills, como, por exemplo, liderança, experiência na instrutoria (como monitores de cursos de extensão), comunicação, proatividade, dentre outras. Ao mesmo tempo, a participação discente nas ações de extensão vinculadas ao programa deve ocorrer seguindo os princípios da extensão, buscando, para além da transferência do conhecimento, uma interação dialógica efetiva com os diversos setores da sociedade, gerando possíveis impactos sobre a qualificação profissional, sobre a melhoria do desempenho de organizações públicas, privadas e do terceiro setor e, em última instância, sobre o desenvolvimento social e econômico.

 

 

 

O EXSA, ou PEX ADM 2023-2026, será implementado com ao menos uma ação de extensão em torno de cada uma das temáticas (ou diretrizes) por semestre letivo. Tais temáticas possibilitam o melhor agrupamento de docentes e discentes por afinidade e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 

 

 

Assim como ocorrido na aula inaugural do curso de Administração do primeiro semestre letivo de 2023, os ingressantes no curso deverão contribuir para a construção e atualização do mapa de stakeholders do programa (ver foto anexa). O primeiro mapa de stakeholders feito está afixado na parede do DCSA. Tal ferramenta possibilitará a identificação dos diferentes públicos-alvo que poderão ser atingidos pelas ações. Outras ferramentas importantes para se atingir os diferentes públicos-alvo do programa são as redes sociais (Instagram, LinkedIn, Youtube) e página da extensão no site do DCSA, com a descrição das ações em andamento, guias e links de inscrição.

 

 

 

A seguir, estão as descrições e exemplos das possibilidades de cada uma das temáticas do programa (definidas no PPC do curso de Administração) que estão ligadas ao desenvolvimento social e ético do País:

 

 

 

Administração Cidadã: Os objetivos das ações de extensão estariam mais voltados a projetos, cursos e eventos orientados para o bem comum, tratando temas como: direitos humanos, educação financeira, diversidade, saúde, trabalho, minorias, espaço urbano, moradia, arte, diversão, entre outros, sempre relacionados à noção de gestão da vida individual e coletiva como base material e subjetiva de produção da sociedade.

 

 

 

Administração Empreendedora: Os objetivos das ações de extensão estariam mais voltados a projetos, cursos e eventos orientados para o mercado, tratando temas como: inovação, mudanças, tendências, validação, tomadas de decisão, relacionamento com clientes, planejamento, produtividade, parcerias, entre outros, sempre relacionado aos saberes necessários à gestão de um negócio.

 

 

 

Administração, Ciência e Tecnologia: Os objetivos das ações de extensão estariam mais voltados a projetos, cursos e eventos orientados para a produção e disseminação de aspectos específicos das ciências e tecnologias úteis à gestão. Por um lado, como exemplo, sistemas de tecnologias avançadas que incluem softwares, plataformas digitais, mídias, inteligência artificial, robótica, internet das coisas, computação em nuvem, entre outros, que estão mudando as formas de produção e dos modelos de negócios no mundo. Por outro lado, as tecnologias sociais, que representam um conjunto de técnicas ou metodologias, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para problemas sociais.

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes dos cursos de Graduação, Técnico e Pós-graduação, Professores e Técnicos Administrativos em Educação


Externo:

Empresas públicas, Empresas privadas, ONGs, Escolas públicas, bem como seus servidores, colaboradores e beneficiários.



Membros da Equipe

  GLAUCIENE SILVA MARTINS
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador(a)
  VERA DE SALES MARTINS
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador(a) Adjunto(a)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Evento Arena Empreendedora - Resultado enquete para escolha do nome do PEX ADM

[Foto não Encotrada!]

Alunos da ADM no Lab CEFETMaker maio 2023

[Foto não Encotrada!]

Reunião parceria CEFET-MG (Empresas Jr. e eixo empreendedorismo) com Raja Valley

[Foto não Encotrada!]

Visita técnica turma ADM ao BHTEC abril 2023



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8 v4.8.22cefet143