Notícias > INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Prezad@ alun@,

 

Dentro de alguns dias iniciaremos novamente nossas aulas. Os encontros ainda necessitarão ser virtuais, mas estaremos mais próximos e matando um pouco das saudades. O calendário letivo já está disponível no site da DIRGRAD (http://www.dirgrad.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/81/2020/07/Calend%C3%A1rio-BH.pdf) e você deve se atentar para alguns detalhes importantes:

 

1)      A Resolução CGRAD 08/20 (http://www.dirgrad.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/81/2020/07/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CGRAD-08-2020-ERE.pdf) estabeleceu limites máximos de créditos para os alunos e permitiu que os Colegiados de Curso estendam esse limite para 16 créditos. Assim, na 3ª Reunião Extraordinária do Colegiado aprovou-se a ampliação para 16 créditos para tod@s os alun@s. Cada crédito equivale a 15 h/a.  Assim, por exemplo, uma disciplina de 30h/a equivale a 2 créditos e uma disciplina de 60h/a equivale a 4 créditos.

 

2)      As disciplinas de estágio (2 créditos) e de TCC (1 crédito) estão sendo contabilizadas neste limite. Mais informações sobre estágio e TCC você obtém em: http://www.eng-ambiental.bh.cefetmg.br/

 

3)      Todos os alunos* deverão fazer novas matrículas. Ou seja, nas datas estabelecidas no calendário, você deve acessar o SIGAA e realizar as matrículas via web (sem requerimento), obedecendo os critérios de cada fase.

  • 1ª Fase: 01 a 04/08 (as disciplinas estarão disponíveis apenas para os alunos do curso)
  • 2ª Fase: 07 e 08/08 (para todos, obedecendo os critérios de prioridade estabelecidos na Norma Acadêmica)
  • Matrícula extraordinária: 17 a 21/08 para ocupação das vagas ainda ociosas. Por “ordem de chegada”.

 

* Alunos ingressantes (calouros): O Registro Escolar fará suas matrículas nas seguintes disciplinas: Cálculo I, GAAV, Introdução à Eng. Ambiental e Sanitária e Geografia Geral, totalizando 16 créditos. Se o aluno ingressante desejar não se matricular em alguma dessas disciplinas, pode solicitar à coordenação, via requerimento (http://www.dcta.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/21/2017/05/Requerimento_de_aluno-Formulario_Dirgrad.pdf) e por e-mail, engambcefetmg@gmail.com, a substituição, desde que não ultrapasse os 16 créditos e respeite os pré-requisitos das disciplinas. Ver mais em: http://www.dcta.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/21/2017/07/Matriz-Curricular.pdf

 

* Alunos prováveis formandos (Ver Norma Acadêmica: http://www.dirgrad.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/81/2017/09/Normas_CEPE_2007_com-Res.-CEPE.pdf) também devem se matricular normalmente pelo SIGAA, respeitando as etapas estabelecidas e o limite de créditos (16) e na etapa de ajuste de matrícula (11 a 14/08), preencher requerimento (http://www.dcta.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/21/2017/05/Requerimento_de_aluno-Formulario_Dirgrad.pdf) solicitando quais outras disciplinas deseja que a coordenação lhe matricule. Enviar requerimento preenchido e assinado para o e-mail para engambcefetmg@gmail.com 

 

4)      As aulas serão semestrais e iniciarão em 10/08 com término em 11/12/2020.

 

5)      As Atividades Complementares do Curso (ACCs) ainda não possuem data de entrega estabelecida no calendário. Assim que forem divulgadas, explicaremos como ocorrerão as entregas.

De qualquer modo, @ alun@ pode ir cadastrando no SIGAA.

 

6)      Dispensa de disciplinas: os alunos interessados devem seguir as instruções presentes no site do curso (http://www.eng-ambiental.bh.cefetmg.br/dispensa-de-disciplina/) e enviar seus pedidos para o e-mail da estagiária Fernanda (fernandaoliveira@cefetmg.br) ou Fernando (fernandoaraujo@cefetmg.br) com cópia para a coordenação (engambcefetmg@gmail.com). Os alunos que já solicitaram as dispensas (antes da pandemia), nós estamos verificando a situação de cada pedido.

 

7)      Trancamento: Os trancamentos parcial (de uma disciplina específica) e total (do semestre) deverão ser feitos exclusivamente pelo SIGAA. Para isso, o aluno deve estar matriculado.

 

8)      Horários das disciplinas do curso: ainda estamos aguardando a confirmação da oferta de algumas disciplinas pelos Departamentos. Tão logo tivermos as respostas divulgaremos no site.

 

9)      Mais informações sobre o ERE você pode obter em: http://www.dirgrad.cefetmg.br/ensino-remoto-emergencial-ere/ e do curso em: http://www.eng-ambiental.bh.cefetmg.br/ ou pelo e-mail da coordenação.

 

Att


Notícia cadastrada em 29/07/2020 10:47  
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8