Projeto Pedagógico do Curso

O aluno egresso do Curso de Graduação em Engenharia Civil do CEFET-MG deve ser um profissional com sólida formação científica e tecnológica no campo da Engenharia Civil. Este profissional deve ser capaz de compreender, desenvolver e aplicar tecnologias, com visão reflexiva, crítica e criativa e com competência para identificação, formulação e resolução de problemas. Somando a estas questões técnicas e científicas e de cunho operacional, o egresso também deve estar comprometido com a qualidade de vida numa sociedade cultural, econômica, social e politicamente democrática, justa e livre, visando ao pleno desenvolvimento humano
aliado ao equilíbrio ambiental.


O Engenheiro Civil egresso desse curso é um profissional de nível superior, com formação e capacitação que o habilitam a atuar no projeto e execução de obras civis, nas etapas de planejamento, concepção, projeto, implantação, visando à integração dos fatores da técnica, melhoria de produtividade e da qualidade do produto.

Capacitações gerais

  • Planejamento, projeto, fiscalização e supervisão na execução de construções;
  • cálculo de custos, especificações de materiais e equipamentos;
  • projeto, execução e fiscalização de obras de estruturas e fundações de edificações, bem como de suas instalações elétrica, hidráulica e sanitária;
  • preparo, organização e supervisão dos trabalhos de conservação e recuperação de construções existentes;
  • projeto de viabilidade técnico-econômica e ambiental;
  • realização de pesquisa científica e tecnológica e ensaios tecnológicos.

 

Há, ainda, que se considerar as competências e habilidades esperadas do profissional que se pretende formar no Curso de Engenharia Civil do CEFET-MG:


Competências

 

  • Visão sistêmica;
  • leitura e interpretação de representações simbólicas;
  • criação de modelos para concepção e análise de sistemas e processos;
  • conhecimento da legislação pertinente;
  • comunicação interpessoal em língua nativa e estrangeira;
  • compreensão dos problemas administrativos, econômicos, sociais e do meio ambiente;
  • potencialização de processos de aprendizagem.

 

Habilidades

 

  • Trabalho em equipe multidisciplinar;
  • redação e verbalização de comunicações, visando à condução de processos, em língua nativa e estrangeira;
  • planejamento, supervisão, elaboração e coordenação de projetos de engenharia;
  • utilização da informática aplicada a processos produtivos;
  • expressão por meios gráficos e icônicos.

A metodologia de ensino adotada deverá seguir o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do CEFET-MG, orientando-se pelos pressupostos básicos de ordem filosófica e pedagógica, além dos aspectos da organização didático-pedagógica.


A implantação de atividades de pesquisa e extensão será facilitada pela flexibilização curricular e integração de alunos, docentes e empresas em atividades extraclasse como visitas técnicas, monitoria em disciplinas, iniciação científica e tecnológica, atividades de extensão comunitária, apoio técnico a laboratórios, atividades desenvolvidas em Empresa Júnior, participação em projetos de pesquisa e produção científica, participação em seminários, outras atividades curriculares e de prática profissional.

 

As atividades de estágio contarão com um professor orientador para acompanhamento individual ao aluno em reuniões periódicas e um professor coordenador de estágios, responsável pelo acompanhamento de todos os alunos desenvolvendo estágio. Ao final do estágio, o aluno deverá entregar, após concordância do professor-orientador, um relatório técnico, cujo conteúdo será definido pelo Colegiado do Curso.


As atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) obedecerão a regulamentação do CEFET-MG e serão desenvolvidas ao longo de 02 (dois) semestres, com o acompanhamento individual de um professor orientador, além de um professor coordenador de TCC, responsável pelo acompanhamento de todos os alunos. Ao longo do primeiro semestre, o aluno irá definir o tema, elaborar pesquisa bibliográfica sobre o mesmo e traçar um plano de trabalho para atingir os objetivos propostos. Estes resultados serão apresentadosde forma escrita ao final do primeiro semestre ao orientador. O objetivo desta etapa é permitir ao aluno se familiarizar com o tema estudado e aprofundar seus conhecimentos sobre o mesmo. Ao longo do segundo semestre, o aluno irá desenvolver o trabalho proposto e redigir a monografia do Trabalho de Conclusão de Curso. O trabalho final deverá ser entregue em forma escrita e apresentado, de forma oral, a uma banca de avaliação de TCC.

O sistema de avaliação adotado deverá ser norteado pelos princípios do Projeto Pedagógico Institucional do CEFET-MG, obedecendo às Normas Acadêmicas vigentes. O sistema de avaliação adotado por cada professor deverá será apresentado ao aluno por meio do Plano Didático semestral.

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