Projeto Pedagógico do Curso

O aluno do Curso de Bacharelado em Administração do CEFET-MG deve possuir a compreensão crítica das questões sociais, científicas, técnicas e econômicas da produção, bem como de seu gerenciamento. Pretende-se um profissional com capacidade de adaptação aos diversos contextos e mudanças, com condições de gerenciar, de maneira flexível, as várias situações presentes ou que se apresentem em todos os segmentos do campo de trabalho do administrador, levando-se em consideração os níveis graduais no processo decisório. Objetiva-se, ainda, que o egresso do Curso de Bacharelado em Administração do CEFET-MG opere com valores e formulações matemáticas presentes nas relações causais e formais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle ‘através do raciocínio lógico, crítico e analítico. O Bacharel em Administração formado pelo CEFET-MG deve possuir, ainda, valores éticos, morais, espírito crítico e empreendedor, além de criatividade e determinação frente aos desafios que irá encontrar, tais como elaboração, implementação e consolidação de projetos nas diversas áreas da administração.

O campo de atuação é bastante amplo: atua em atividades gerenciais e produtivas tanto de organizações privadas quanto públicas. Trabalha, principalmente, nas áreas de Administração Geral, Marketing, Recursos Humanos, Finanças, Produção e Logística. Têm sido bem aceitos como Gerentes, Analistas e como Proprietários e/ou Presidentes de diferentes organizações.

 

A habilitação em Bacharelado em Administração tem por objetivo formar profissionais dotados de competência para resolver problemas complexos de gestão de forma criativa, estejam estes inseridos no processo administrativo das organizações contemporâneas ou presentes no fenômeno de criação e desenvolvimento de novos empreendimentos.

A metodologia de ensino das matérias de formação profissional, além de se desenvolverem através dos tradicionais recursos da exposição didática, estudos de caso, dos exercícios práticos em sala de aula, dos estudos dirigidos e seminários, deverão contemplar também mecanismos que garantam a articulação da vida acadêmica com a realidade concreta da sociedade e os avanços tecnológicos, incluindo assim alternativas como multimídia, visitas técnicas, teleconferência, Internet e projetos desenvolvidos com parceiros geograficamente dispersos, via Internet.


A avaliação da aprendizagem deve, como um elemento essencial do ensino de qualidade, observar os seguintes critérios:

• avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

• processo avaliativo que seja orientado para a realimentação do esforço do aluno através da análise dos seus resultados, priorizando atividades de avaliação que sejam discutidos a fim de servirem para orientar o seu esforço de aprendizagem, indicando erros e limitações, sugerindo rumos e advertindo sobre riscos, deixando, assim de caracterizar um mero comunicado aos alunos.

 

Muito embora os cursos de graduação tenham por função precípua a formação profissionalizante, o que deve caracterizar o seu nível superior é o compromisso com a construção do conhecimento e não apenas a sua transmissão. O domínio do conhecimento é condição indispensável, mas não suficiente, pois o que lhe dá maior sentido e adequabilidade é o aprender a lidar criativamente com o mesmo, buscando o seu avanço. Aprender a aprender é condição necessária para que o profissional possa assimilar constantemente as novas técnicas gerenciais e tecnologias de sistemas de produção de bens e serviços. Para tanto, o compromisso construtivo deve estar presente em todas as atividades curriculares. A pesquisa pode ser adotada regularmente como estratégia de ensino.

Assim, o projeto pedagógico do curso deverá valorizar mecanismos capazes de desenvolver no aluno a cultura investigativa, metodológica e a postura proativa que lhe permita avançar frente ao desconhecido. Diante de tais mecanismos explicita-se, ainda aqui, a integração do ensino com os programas de iniciação científica e os programas específicos de extensão ou de aprimoramento discente.

A avaliação deve ser um processo contínuo, que contemple a evolução do conhecimento, das habilidades e atitudes do aluno, sendo traduzida em conceitos que demonstrem o nível de aprendizagem.

A interação professor/aluno decorre de aulas expositivas e dialogadas, além de contemplar:

a) Estudos de Caso e Simulações;

b) Seminários com apresentações em grupos;

c) Dinâmicas de Grupo;

d) Aulas práticas com trabalhos domiciliares individuais e em grupos;

e) Utilização de recursos de ensino: vídeos, software, periódicos, data show, Internet, laboratório de informática;

f) Palestras e visitas técnicas;

g) Trabalhos de pesquisa.

O processo de avaliação no Curso de Bacharelado em Administração do CEFET-MG é constituído por um sistema de avaliação global e integrado das atividades acadêmicas e institucionais. Ele é composto por dois processos diferenciados: a auto-avaliação, também chamada avaliação institucional, realizada durante a matrícula, quando o aluno responde um questionário preparado pela Comissão Permanente de Avaliação do Ensino de Graduação do CEFET-MG e as avaliações do processo ensino-aprendizagem propriamente dito, ou avaliação escolar.

O sistema de avaliação escolar estabelecido pelo CEFET-MG por meio da resolução CD-083/05, de 05/07/2005, orienta o processo de avaliação e define outras normas acadêmicas a serem seguidas no Curso de Bacharelado em Administração.

O sistema escolar do CEFET-MG é caracterizado pela diversidade de processos educativos o que implica a utilização de diferentes formas de avaliação e fundamenta-se em princípios que visam à melhoria da educação, entendida no contexto das políticas da Instituição, à orientação da expansão da sua oferta, ao aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento do compromisso com a democratização da educação. O processo de avaliação é contínuo, cumulativo e dinâmico.

A avaliação escolar constitui-se num processo marcado pela reciprocidade entre professor e aluno, no qual o aluno expressa seus entendimentos, compreensões, habilidades e posicionamentos com relação aos saberes escolares, por meio de instrumentos de avaliação diversificados e coerentes com o projeto pedagógico de cada curso. Os instrumentos de avaliação são elaborados pelos professores, em consonância com o projeto do curso.

A avaliação escolar é uma atividade planejada, considerando a natureza do processo de educação, que se constitui como ação intencional e sistemática; os dados obtidos, por meio de diversos instrumentos de avaliação, e submetidos à apreciação, devem subsidiar a análise crítica da execução do Projeto Pedagógico, privilegiando-se o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem.

A avaliação permite um trabalho bem planejado de difusão de resultados e suas análises, a fim de que alunos e professores, bem como dos demais envolvidos no processo educativo, participem e acompanhem o trabalho a ser desenvolvido e se comprometam com seus resultados. O registro das avaliações e freqüência dos alunos é feito por meio de diário eletrônico, o que permite acompanhamento constante por parte dos alunos e outras partes interessadas, devidamente autorizadas por processo de segurança. (cadastro, login e senha).

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