Professora do Departamento de Educação do CEFET-MG, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica, no Programa Especial de Formação Docente e no Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). Coordena a Coordenadoria de Gênero, Raça, Ações Afirmativas e Identidades (CGRAI/CEFET-MG). Pesquisadora do CNPq, coordena o projeto de pesquisa Afrociências: democratização e popularização do conhecimento científico na educação básica, Trajetórias Escolares de Estudantes Afro-Brasileiros no CEFET-MG e integra o projeto Mulheres, Diversidade Sexual e Docência na Educação Profissional e Tecnológica. É membra da American Educational Research Association (AERA) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped) sendo titular do comitê científico do Grupo de Trabalho Educação e Relações Étnico-Raciais (GT 21). Integra a Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), onde atua também na área científica Feminismos Negros.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), Mestrado em Currículo e Instrução Pública - Michigan State University, USA (1995). Ph.D em Educação - Gestão e Políticas Educacionais - Programa Interdisciplinar em Estudos urbanos - Temple University, USA (2004).
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Relações raciais, educação e Ações Afirmativas; relações de gênero e diversidades; currículo e formação de professores (as); epistemologias decoloniais e produção de conhecimento.