Professor, com Pós doutorado em Educação em Ciências pela Universidade d Minho - UMINHO - Braga Portugal, de Metodologia Cientifica; Desenvolvimento de Pesquisa I, II e III; Analogias, Modelos e Metáforas na Tecnologia, na Educação e na Ciência e Reconstrução de modelos por analogias.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Graduação / Mestrado e Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais - Instituto de Ciências Biológicas e Faculdade de Educação. Pós Doutorado na Universidade do Minho em Portugal. Professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Geris
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Interesse na temática das analogias, das metáforas e dos modelos (A&M) na educação, na ciência, na tecnologia e no mundo do trabalho nas seguintes perspectivas: da heurística cognitiva; da construção do conhecimento; da divulgação científica em centros e museus de Ciência e Tecnologia; do processo de ensino e de aprendizagem e da educação profissional e tecnológica. Na perspectiva heurística cognitiva pretende-se discutir o papel das A&M no processo criativo e na descoberta com base no conhecido para o desconhecido. Em relação ao processo de construção do conhecimento serão discutidas A&M presentes na História da Ciência, da Tecnologia e das Artes. A respeito dos centros e museus de Ciência e Tecnologia, pretende-se discutir sobre o uso e os papéis desempenhados pelas A&M na concepção e na exposição de objetos museais para divulgação da Ciência. No contexto do ensino e da aprendizagem, em diferentes áreas de conhecimento, A&M serão tomados como objetos de discussão quanto ao uso sistemático e/ou espontâneo. Em relação à educação profissional e tecnológica pretende-se identificar e atribuir significados às A&M nos processos formativos relacionados ao mundo do trabalho.
Depto Engenharia de Materiais - Campus I Depto de Educação e Mestrado em Educação Tecnológica - Campus II GEMATEC / AMTEC - Grupos de Estudo e Pesquisa - Campus VI