Presentation

 

 

 

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) oferta o curso de Mestrado em Tecnologia de Produtos e Processos (MTPP), estruturado em uma única área de concentração, visando promover a interdisciplinaridade entre as duas linhas de pesquisa, que evidenciam a convergência de áreas do conhecimento (Meio Ambiente, Biotecnologia, Alimentos, Engenharia, Química, entre outras) relativas às temáticas do programa.

 



Área de Concentração: Tecnologia de Produtos e Processos



Linha de Pesquisa 1

 

Sustentabilidade de Processos e Controle Ambiental


Descrição: Esta linha de pesquisa fundamenta-se no conhecimento científico e tecnológico voltado para o desenvolvimento de pesquisa aplicada, visando a sustentabilidade de processos industriais e controle ambiental. Os projetos associados a essa linha buscam a criação e o aprimoramento de tecnologias sustentáveis e viáveis que permitam a integração entre academia, setor produtivo e sociedade.
Esta linha de pesquisa produzirá conhecimento aplicado à sustentabilidade de processos relacionados ao aprimoramento das rotas convencionais ou desenvolvimento de novas rotas, com o uso da inovação tecnológica e das tecnologias emergentes no setor produtivo.



Linha de Pesquisa 2

 

Desenvolvimento de Produtos e Processos com Potencial Biotecnológico


Descrição: Essa linha visa o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos e processos com potencial biotecnológico para aplicação na bioindústria. Esse ramo de pesquisa tem grande potencial para inovação e consiste em uma área estratégica, particularmente no estado de Minas Gerais, que abrange grande parte da produção agrícola do país e aloca grandes indústrias do ramo farmacêutico e alimentício.
Diversos projetos dessa linha serão conduzidos de modo a incorporar os princípios da Química Verde, no sentido de utilizar microrganismos vivos em substituição aos solventes orgânicos, contribuir com a redução do volume de resíduos agrícolas lançados no ambiente e, finalmente, produzir compostos de alto valor agregado com menores custos, por meio do uso de tecnologias avançadas e utilizando matérias-primas abundantes e de baixo custo.

 

Linha de Pesquisa 3


Energia e Materiais Funcionais


Descrição: Desenvolvimento de materiais com propriedades nativas que permitam desempenhar funções por si próprias para aplicações como dispositivos eletroquímicos de armazenamento e de conversão de energia, supercapacitores, eletrodos de celulas à combustível, pilhas membranas e barreiras poliméricas, sensores físicos e químicos, Catalisadores Heterogêneos.


 

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6