O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) está vinculado à grande área de Letras, Linguística e Artes, e tem nota 05 na avaliação de cursos da CAPES. Buscando uma nova perspectiva nesse campo, a área de concentração é Tecnologias e Processos Discursivos, e o programa enfatiza a formação de pesquisadores afinados com a atual conjuntura dos estudos de linguagem e com a demanda por profissionais capazes de lidar com linguagens diferenciadas, nos processos discursivos que envolvem as relações culturais e sociais. Dois cursos são ofertados: Mestrado e Doutorado.
O Programa visa a aprofundar os conhecimentos sobre a relação entre tecnologia, linguagem e discurso, associando as diversas práticas e produtos do homem às realizações de produção discursiva.
Sob uma perspectiva intersemiótica e interdiscursiva, os estudos de linguagens possibilitam uma abordagem comparada de textos verbais e não-verbais oriundos dos vários campos da cultura, de diferentes campos do saber. Destaca-se a relevância dos papeis da tecnologia na sociedade contemporânea e a utilização da linguagem atrelada a esses papeis em vários contextos de atuação humana: literatura, comunicação, educação, edição, e outros.
É importante salientar que o Posling tem se constituído como um espaço de discussão realmente interdisciplinar, sem perder o foco nos estudos das linguagens. Conceitos e técnicas emprestados, traduzidos ou adaptados de várias áreas, a formação de grupos de formação não-homogênea e a maneira integradora como vimos dialogando com esses elementos nos ajudam a constituir um espaço de pesquisa e discussão em Linguagens, conferindo-lhe o caráter de interdisciplinar e aberto.
A área de concentração, por sua vez, é composta por quatro linhas de pesquisa.
Linha I - Literatura, Cultura e Tecnologia: Estudo do literário e do artístico moderno e contemporâneo e da crítica correlata. Análise das relações histórico-culturais inerentes ao campo artístico e literário. Reflexão sobre o processo de construção de saber filosófico e tecnológico na dimensão da cultura. Estudo das relações entre literatura, arte e tecnologia.
Linha II - Discurso, Mídia e Tecnologia: Análise dos mecanismos de geração de sentido nas interfaces das diferentes linguagens e suas respectivas constituições em diversos gêneros e suportes. Reflexão sobre o papel da mídia e estudo dos dispositivos e dos textos midiáticos. Análise da interferência de tecnologias na produção e recepção discursiva.
Linha III - Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia: Estudos das modalidades de ensino e de aprendizagem de língua e de literatura com fundamentação nas diferentes teorias da linguagem. Reflexão sobre o papel de materiais didáticos e de tecnologias da informação e comunicação no ensinar e no aprender línguas e literaturas.
Linha IV - Edição, Linguagem e Tecnologia: Processos de criação e de edição em imagem, som e palavra. Estudo das relações entre linguagens, processos de criação, edição e convergência de mídias. Aspectos históricos, sociais, educacionais e tecnológicos da invenção e da edição. Editoração, design, programação visual. Produção artístico-literária. Produção didática. Redes e cadeias produtivas: autoria, circulação e recepção. Políticas de formação de profissionais em edição.
CONTATOS
Telefone e WhatsApp - (31)3319-7139
E-mail oficial do setor - posling@cefetmg.br
Coordenador - Luiz Antônio Ribeiro (laribeiro@cefetmg.br)
Coordenador Adjunto - Renato Caixeta da Silva (rencaixe@cefetmg.br)
Secretária - Karen Antonieta Gomes Xavier (karen@cefetmg.br)