O Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) integra o conjunto de programas de pós-graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e é responsável pela oferta do Curso de Mestrado em Educação Tecnológica e do Doutorado em Educação. Suas atividades acadêmicas foram iniciadas em 2005, e seu desenvolvimento está na base da história da pós-graduação na instituição, sendo responsável pela formação de mais de 500 mestres. O Curso de Doutorado foi aprovado pela Capes no ano de 2023 e iniciado em abril de 2024.
Atualmente, o corpo docente do programa é composto por 19 docentes, incluindo 2 colaboradores, e atende anualmente a uma média de 120 alunos regulares e 100 alunos especiais em disciplinas isoladas. Como parte de sua missão institucional, o PPGET tem como objetivo produzir conhecimento na área da educação, formando profissionais altamente qualificados, capazes de inovar e contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social. O programa prepara profissionais com competências para atuar na Educação Profissional e Tecnológica, na docência do Ensino Superior e no setor produtivo e de serviços, com uma compreensão integrada e articulada das inter-relações que envolvem ciência, tecnologia e cultura no contexto social mais amplo.
O PPGET adota como Área de Concentração a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), entendida como um subcampo específico da Educação que expressa a relação substancial entre trabalho, cultura, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo e sua relação com a educação.
Devido à sua dimensão, impacto social e à variedade de problemáticas que aborda, a EPT não se constitui apenas como objeto de estudo esporádico ou pontual. A formulação de políticas públicas, a gestão das instituições e as práticas pedagógicas neste campo demandam profissionais especializados, capazes de compreender suas especificidades. Isso implica considerar um conjunto de necessidades e possibilidades que refletem os grandes desafios da educação, enquanto articuladas às dimensões históricas, institucionais e políticas próprias da EPT. Constitui-se, portanto, como um campo emergente, que exige o desenvolvimento de uma expertise capaz de abordá-lo como um domínio autônomo para a investigação científica.
Ao longo de sua trajetória, o PPGET tem se consolidado como um referente na produção e expansão do conhecimento no estudo dos objetos de pesquisa relacionados à EPT, destacando-se não apenas na sua região de abrangência, mas também pelo crescimento no número de candidatos interessados em ingressar no programa.
Atualmente, a área de concentração do PPGET está estruturada em quatro Linhas de Pesquisa, que definem os estudos e as atividades de pesquisa do Mestrado em Educação Tecnológica:
Esta linha de pesquisa abrange diversas perspectivas com o objetivo de analisar a realidade técnica e tecnológica. Seu objetivo é fundamentar reflexões sobre a Educação Tecnológica a partir das dimensões filosóficas (éticas, epistemológicas, antropológicas, etc.) da Técnica e da Tecnologia, bem como os impactos dessas áreas nas dimensões do trabalho, da subjetividade e da constituição humana. As pesquisas realizadas nesta linha incluem tanto estudos teóricos sobre Filosofia da Técnica e da Tecnologia como investigações mais amplas sobre a realidade tecnológica. Os docentes dessa linha de pesquisa abordam perspectivas clássicas, modernas e contemporâneas sobre Técnica, Tecnologia e Trabalho.
A Linha de Pesquisa II investiga a educação profissional como objeto histórico. Insere-se no campo da História da Educação, com a História da Educação Profissional constituindo-se como um subcampo. Os estudos abordam questões como:
A Linha de Pesquisa III aborda os processos formativos na área da Educação Profissional e Tecnológica, tanto no âmbito educacional quanto nas relações sociais e de trabalho. Seus principais enfoques incluem:
A Linha de Pesquisa IV foca na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em diversos ambientes de aprendizagem, tanto presenciais como virtuais, formais e não formais, e nas práticas educativas mediadas por diferentes tecnologias educacionais (digitais e analógicas). Os principais temas de pesquisa incluem:
Os docentes e discentes do PPGET participam de projetos e grupos de pesquisa alinhados com a Área de Concentração do programa.
O Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG compromete-se com a formação acadêmica e científica de excelência de pesquisadores de alto nível, com competências para atuar na docência do Ensino Superior, na pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica, na produção de conhecimentos e no mundo do trabalho, com respeito às diversidades e à pluralidade cultural. O programa busca responder às demandas sociais da educação em geral, com ênfase na Educação Profissional e Tecnológica.
O PPGET é orientado pelos seguintes princípios:
O PPGET tem como visão:
📞 Telefone: +55 (31) 3319 6806
📲 WhatsApp: +55 (31) 3319 6806
📧 Email: et.cefetmg@gmail.com
⏳ Atendimento presencial:
📅 Segunda e quinta-feira: 07h30 - 12h00 | 13h30 - 17h00
⏳ Atendimento online:
📅 Terça, quarta e sexta-feira: 09h00 - 17h00
(Os horários no WhatsApp correspondem exclusivamente ao atendimento online.)