Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) integra o conjunto de Programas de Pós-Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e é responsável pela oferta do Curso de Mestrado em Educação Tecnológica. Suas atividades acadêmicas foram iniciadas em 2005, e seu desenvolvimento está na base da história da pós-graduação na instituição, sendo responsável pela formação de mais de 400 mestres.

 

O corpo docente do Programa é composto, atualmente, por 18 docentes, incluindo 3 colaboradores, atendendo uma média de 120 alunos regulares e 100 alunos especiais em disciplinas isoladas. Como parte de sua constituição, o PPGET tem como missão produzir conhecimento na área da Educação, formando profissionais qualificados e capazes de inovar e contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social, com competências profissionais para a atuação na Educação Profissional e Tecnológica, na docência do Ensino Superior e no setor produtivo e de serviços com base no entendimento articulado e orgânico das interrelações que envolvem a ciência, a tecnologia e a cultura no contexto social mais amplo.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O PPGET adota como Área de Concentração a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), entendida, por sua vez, como um subcampo específico da Educação, que expressa a simbiose substantiva entre trabalho, cultura, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo e sua relação com a educação.

 

Por sua dimensão, impacto social e leque de problemas oferecidos, a EPT não se constitui apenas em objeto de estudos episódicos ou pontuais. A formulação de políticas públicas, a gestão de instituições ou as práticas pedagógicas nesse campo demandam profissionais especializados capazes de pensá-la em suas particularidades. Isso implica considerar um quadro de necessidades e de possibilidades que reproduz as questões mais gerais da Educação, articuladas na especificidade de suas próprias história, institucionalidade e políticas públicas. Constitui-se, portanto, como um objeto e um subcampo emergente e isso exige a constituição de uma expertise capaz de assumi-la como um domínio próprio para a investigação científica.

 

A trajetória do PPGET, no avanço e na ampliação do conhecimento produzido no estudo dos objetos de pesquisa relacionados à EPT, tem se consolidado com destaque no desenvolvimento de estudos e pesquisas nesse campo, na sua região de abrangência, como também pelo número crescente de candidatas(os) interessadas(os) em ingressar no curso oferecido.

 

LINHAS DE PESQUISA

Atualmente, a área de concentração do PPGET está subdividida em quatros Linhas de Pesquisa, nas quais se encontram delineados os estudos e as pesquisas formadoras do Mestre em Educação Tecnológica, a saber:

 

Linha I - Fundamentos da Técnica, da Tecnologia e do Trabalho no âmbito da Educação Tecnológica

A Linha de Pesquisa I abrange diversas perspectivas com vistas a decodificar a realidade técnica e tecnológica. Tem o objetivo de fundamentar reflexões sobre a Educação Tecnológica a partir das várias dimensões filosóficas (éticas, epistemológicas, antropológicas etc.) da Técnica e da Tecnologia, bem como os impactos delas nas esferas do trabalho, da subjetividade e da constituição humana em sentido geral. As pesquisas realizadas no âmbito da Linha I são variadas, abarcando tanto teses de referência nos estudos filosóficos da Técnica e da Tecnologia como problemáticas mais amplas acerca da realidade tecnológica. Nesse sentido, aos docentes que compõem a Linha I, interessam desde as concepções clássicas e modernas até as visões contemporâneas a respeito da Técnica, da Tecnologia e do Trabalho.

 

Linha II – História e Historiografia da Educação Profissional

A Linha de Pesquisa II propõe investigar a educação profissional como objeto histórico. O seu campo de inserção é a História da Educação e, nele, a História da Educação Profissional insere-se como subcampo. O objeto educação profissional abrange os estudos e as pesquisas sobre os intelectuais e pensadores da educação, o americanismo e suas repercussões na educação brasileira, a história da educação feminina, a história das instituições educativas, a história das políticas públicas para educação e as teorias e métodos de investigação histórica.

 

Linha III – Processos Formativos na Educação Profissional e Tecnológica

A Linha de Pesquisa III abrange estudos e pesquisas sobre processos formativos nas áreas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tanto no âmbito educacional quanto nas relações sociais e de trabalho. As ênfases temáticas concentram-se nos processos históricos, sociais, psicossociais e culturais; no desenvolvimento e mobilização de saberes e competências profissionais e docentes; nas relações entre trabalho, educação, ciência, tecnologia e sociedade nas suas várias interfaces.

 

Linha IV – Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais

A Linha de Pesquisa IV está voltada tanto para a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem ocorridos em diferentes ambientes de aprendizagem, sejam os presenciais ou os virtuais, os formais ou os não formais, quanto para as práticas educativas mediadas por diferentes tecnologias educacionais, sejam as digitais ou as analógicas, considerando questões do âmbito da Educação Profissional e/ou Tecnológica. Entre as investigações desenvolvidas na linha IV, destaca-se as seguintes temáticas: práticas de ensino fundamentadas em diferentes recursos mediacionais (modelos, analogias, modelos analógicos, metáforas etc.); desenvolvimento e apropriação de metodologias de ensino; formação e atuação de professores de Ciências Naturais e suas Tecnologias; ambientes de aprendizagem; aprendizagem e práticas educativas baseadas em metodologias de projetos; mediação pedagógica em centros e museus de Ciência e Tecnologia. 

Vinculados a essas linhas e articulados a elas, os docentes e discentes do PPGET integram Projetos e Grupos de Pesquisa cujos objetos de estudo estão alinhados à Área de Concentração do Programa.

 

MISSÃO DO PPGET

O Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG assume como central a missão acadêmica e científica de formar, com excelência, pesquisadores/as de alto nível para o exercício da docência no Ensino Superior, para a prática da pesquisa no campo da Educação Profissional e Tecnológica, para a produção de conhecimentos e para a atuação no mundo do trabalho com respeito às diversidades e à pluralidade cultural, que sejam capazes de responder às demandas sociais da educação em geral e as da Educação Profissional Tecnológica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em particular, enfatizando as relações entre Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho.

 

VALORES

O desenvolvimento e as atividades do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, incluindo suas políticas de inserção social, de transferência de conhecimentos para a Educação Básica, de acompanhamento da produção intelectual, de acompanhamento de egressos, de credenciamento e recredenciamento de docentes, de autoavaliação e do próprio planejamento estratégico, em sintonia com os 20 princípios apresentados no Plano de Desenvolvimento Institucional (p. 68 a 70 do volume II) e a função social do CEFET-MG, são pautados em oito valores:

- Rigor científico e metodológico.
- Compromisso de atuação ética.
- Excelência na formação de pesquisadores.
- Compromisso com a inserção social.
- Transparência na gestão do programa e na interação com a sociedade.
- Respeito às diversidades.
- Diálogo e pluralismo de ideias e valores democráticos.
- Compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade.

 
VISÃO DE FUTURO

O programa possui um compromisso com a pesquisa e ensino em Educação Profissional e Tecnológica, e tem como visão para o futuro o/a:

- Ser reconhecido nacionalmente como um Programa de excelência na área da Educação, tanto pela sua experiência formativa, pelos impactos da sua produção intelectual e pela qualidade, articulação e consistência de suas políticas.
- Oferecer o curso de Doutorado em Educação Profissional e Tecnológica, ampliando o seu alcance e sua atuação na formação de pesquisadores de alto nível.
- Tornar-se um centro de referência nacional e internacional nas pesquisas no campo da Educação Profissional e Tecnológica.
- Inserir-se, por meio do seu corpo docente, de forma mais ampla, em sociedades científicas, em comissões e diretorias de associações nacionais e internacionais de avaliação.
- Expandir seus vínculos de cooperação e intercâmbios com outros programas de pós-graduação no país e no exterior.
- Ampliar sua inserção social por meio do incentivo e desenvolvimento de projetos de extensão articulados com projetos de pesquisa do corpo docente.

  

Secretário do PPGET: Marcus Vinícius Sousa do Amparo

Telefone: (31) 3319 6806  

Whatsapp: (31) 3319 6806

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