Apresentação

Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET)

O Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) integra o conjunto de programas de pós-graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e é responsável pela oferta do Curso de Mestrado em Educação Tecnológica e do Doutorado em Educação. Suas atividades acadêmicas foram iniciadas em 2005, e seu desenvolvimento está na base da história da pós-graduação na instituição, sendo responsável pela formação de mais de 500 mestres. O Curso de Doutorado foi aprovado pela Capes no ano de 2023 e iniciado em abril de 2024.

 

Atualmente, o corpo docente do programa é composto por 19 docentes, incluindo 2 colaboradores, e atende anualmente a uma média de 120 alunos regulares e 100 alunos especiais em disciplinas isoladas. Como parte de sua missão institucional, o PPGET tem como objetivo produzir conhecimento na área da educação, formando profissionais altamente qualificados, capazes de inovar e contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social. O programa prepara profissionais com competências para atuar na Educação Profissional e Tecnológica, na docência do Ensino Superior e no setor produtivo e de serviços, com uma compreensão integrada e articulada das inter-relações que envolvem ciência, tecnologia e cultura no contexto social mais amplo.



ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

 

O PPGET adota como Área de Concentração a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), entendida como um subcampo específico da Educação que expressa a relação substancial entre trabalho, cultura, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo e sua relação com a educação.

Devido à sua dimensão, impacto social e à variedade de problemáticas que aborda, a EPT não se constitui apenas como objeto de estudo esporádico ou pontual. A formulação de políticas públicas, a gestão das instituições e as práticas pedagógicas neste campo demandam profissionais especializados, capazes de compreender suas especificidades. Isso implica considerar um conjunto de necessidades e possibilidades que refletem os grandes desafios da educação, enquanto articuladas às dimensões históricas, institucionais e políticas próprias da EPT. Constitui-se, portanto, como um campo emergente, que exige o desenvolvimento de uma expertise capaz de abordá-lo como um domínio autônomo para a investigação científica.

Ao longo de sua trajetória, o PPGET tem se consolidado como um referente na produção e expansão do conhecimento no estudo dos objetos de pesquisa relacionados à EPT, destacando-se não apenas na sua região de abrangência, mas também pelo crescimento no número de candidatos interessados em ingressar no programa.



LINHAS DE PESQUISA

Atualmente, a área de concentração do PPGET está estruturada em quatro Linhas de Pesquisa, que definem os estudos e as atividades de pesquisa do Mestrado em Educação Tecnológica:


Linha de Pesquisa I - Fundamentos da Técnica, da Tecnologia e do Trabalho no âmbito da Educação Tecnológica

Esta linha de pesquisa abrange diversas perspectivas com o objetivo de analisar a realidade técnica e tecnológica. Seu objetivo é fundamentar reflexões sobre a Educação Tecnológica a partir das dimensões filosóficas (éticas, epistemológicas, antropológicas, etc.) da Técnica e da Tecnologia, bem como os impactos dessas áreas nas dimensões do trabalho, da subjetividade e da constituição humana. As pesquisas realizadas nesta linha incluem tanto estudos teóricos sobre Filosofia da Técnica e da Tecnologia como investigações mais amplas sobre a realidade tecnológica. Os docentes dessa linha de pesquisa abordam perspectivas clássicas, modernas e contemporâneas sobre Técnica, Tecnologia e Trabalho.


Linha de Pesquisa II - História e Historiografia da Educação Profissional

A Linha de Pesquisa II investiga a educação profissional como objeto histórico. Insere-se no campo da História da Educação, com a História da Educação Profissional constituindo-se como um subcampo. Os estudos abordam questões como:

  • Os intelectuais e pensadores da educação
  • A influência do americanismo na educação brasileira
  • A história da educação feminina
  • A história das instituições educacionais
  • As políticas públicas para a educação
  • Teorias e métodos de pesquisa histórica


Linha de Pesquisa III - Processos Formativos na Educação Profissional e Tecnológica

A Linha de Pesquisa III aborda os processos formativos na área da Educação Profissional e Tecnológica, tanto no âmbito educacional quanto nas relações sociais e de trabalho. Seus principais enfoques incluem:

  • Processos históricos, sociais e culturais
  • O desenvolvimento e a mobilização de saberes e competências profissionais e docentes
  • As interações entre trabalho, educação, ciência, tecnologia e sociedade


Linha de Pesquisa IV - Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais

A Linha de Pesquisa IV foca na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em diversos ambientes de aprendizagem, tanto presenciais como virtuais, formais e não formais, e nas práticas educativas mediadas por diferentes tecnologias educacionais (digitais e analógicas). Os principais temas de pesquisa incluem:

  • Práticas pedagógicas baseadas em recursos mediacionais diversos (modelos, analogias, metáforas, etc.)
  • Desenvolvimento e apropriação de metodologias de ensino
  • Formação e atuação de professores de Ciências Naturais e suas Tecnologias
  • Ambientes de aprendizagem e metodologias baseadas em projetos
  • Medição pedagógica em centros e museus de Ciência e Tecnologia

Os docentes e discentes do PPGET participam de projetos e grupos de pesquisa alinhados com a Área de Concentração do programa.



MISSÃO DO PPGET

O Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG compromete-se com a formação acadêmica e científica de excelência de pesquisadores de alto nível, com competências para atuar na docência do Ensino Superior, na pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica, na produção de conhecimentos e no mundo do trabalho, com respeito às diversidades e à pluralidade cultural. O programa busca responder às demandas sociais da educação em geral, com ênfase na Educação Profissional e Tecnológica.



VALORES

O PPGET é orientado pelos seguintes princípios:

  • Rigor científico e metodológico
  • Compromisso ético na atuação profissional
  • Excelência na formação de pesquisadores
  • Compromisso com a inserção social
  • Transparência na gestão do programa e na interação com a sociedade
  • Respeito às diversidades
  • Diálogo e pluralismo de ideias e valores democráticos
  • Compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade


VISÃO DE FUTURO

O PPGET tem como visão:

  • Ser reconhecido nacionalmente como um programa de excelência em Educação, destacado pela qualidade da formação acadêmica, pelos impactos da sua produção intelectual e pela coerência e qualidade de suas políticas
  • Tornar-se um centro de referência nacional e internacional em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ampliar a participação de seu corpo docente em sociedades científicas, comissões e diretorias de associações acadêmicas nacionais e internacionais
  • Fortalecer cooperação e intercâmbios com outros programas de pós-graduação, tanto no Brasil como no exterior
  • Expandir seu impacto social por meio de projetos de extensão articulados à pesquisa


CONTATO

📞 Telefone: +55 (31) 3319 6806
📲 WhatsApp: +55 (31) 3319 6806
📧 Email: et.cefetmg@gmail.com

 

Atendimento presencial:
📅 Segunda e quinta-feira: 07h30 - 12h00 | 13h30 - 17h00

 

Atendimento online:
📅 Terça, quarta e sexta-feira: 09h00 - 17h00

(Os horários no WhatsApp correspondem exclusivamente ao atendimento online.)

 

 

 

 

 

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