O DISCURSO POLÍTICO DA COMISSÃO DE INSTRUÇÃO PÚBLICA DE MINAS GERAIS SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL 1896 – 1906
Pensamento Republicano. Educação Profissional. Discurso político.
Esta dissertação relata o resultado da pesquisa que teve como objetivo compreender as principais correntes de pensamento republicano que influenciaram a Comissão de Instrução Pública, no tocante à educação profissional, na discussão de três projetos de lei estaduais mineiros, a saber: n° 169 de 1896; n° 168 de 1896; e n°119 de 1904. Os três projetos abordam assuntos referentes à educação profissional no Estado de Minas Gerais. Os discursos analisados referem-se apenas aos que foram proferidos pelos deputados que fizeram parte da Comissão de Instrução Publica e Civilização de Índios e se encontram nos Anais do Poder Legislativo mineiro. Para realização da análise, utilizou-se dois autores como referencial teórico metodológico: Patrick Charaudeau, observando a teoria da Semiolinguística de Análise do Discurso; e John Pocock, autor do Contextualismo Linguístico. Por meio da análise dos três projetos de leis, foi possível compreender que as principais correntes de pensamento republicano que influenciaram a Comissão de Instrução Pública nos discursos sobre os projetos de leis são o liberalismo americano e o positivismo francês.