Banca de QUALIFICAÇÃO: HARLEY FRANCISCO VIANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HARLEY FRANCISCO VIANA
DATA : 29/10/2021
HORA: 15:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/renata-gomes-lanna-da-silva
TÍTULO:

Análise Avançada de Pórticos Espaciais de Aço: Formulação e Implementação Computacional


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Avançada; Não Linearidade Física; Não Linearidade Geométrica; Descrição Lagrangiana Corrotacional; Pórtico Espacial de Aço.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A construção civil é um setor que consome uma grande quantidade de recursos naturais e gera um enorme volume de resíduos. Por essa razão, várias pesquisas têm apresentado soluções que visam reduzir os impactos sociais, ambientais e econômicos advindos com o crescimento desse setor. Dentre as etapas do processo construtivo, a fase do projeto estrutural destaca-se como uma fase crítica, visto que é apontada como uma das principais causas de falhas nas edificações em uso e, além disso, é onde a otimização do processo construtivo pode ser viabilizada. Considerando esses aspectos, verifica-se a importância de um método de análise e dimensionamento de estruturas mais eficiente que vise um melhor aproveitamento dos materiais empregados na composição dos elementos estruturais. Para isso, os principais fatores que afetam o comportamento das estruturas devem ser incluídos nas formulações para análise estrutural, tais como a não linearidade física e geométrica. O objetivo da presente pesquisa é apresentar o desenvolvimento teórico e a implementação computacional de uma formulação baseada no método dos elementos finitos para a análise de pórticos espaciais, incluindo as não linearidades física e geométrica. O desenvolvimento teórico é realizado aplicando-se uma formulação Lagrangiana atualizada, que utiliza a abordagem corrotacional para a dedução da matriz de rigidez consistente do elemento finito de pórtico espacial. As relações cinemáticas adotadas permitem a consideração de grandes translações e rotações de corpo rígido, acompanhadas de pequenas deformações. O comportamento plástico do material é considerado aplicando-se o conceito de plasticidade distribuída e relações constitutivas apropriadas para o material, permitindo-se, assim, o acompanhamento do escoamento ao longo da altura da seção transversal e comprimento do elemento. A metodologia apresentada permite a avaliação simultânea da resistência e estabilidade de um sistema estrutural como um todo, de tal forma que as verificações posteriores, de cada membro estrutural, realizadas isoladamente possam ser dispensadas. Além disso, o modelo descrito viabiliza a modelagem das tensões residuais e a consideração das imperfeições geométricas iniciais explicitamente. A formulação será implementada no programa ASTRAS, elaborado em linguagem Fortran 90. O método incremental-iterativo de Newton-Raphson será utilizado para a solução das equações de equilíbrio estáticas não lineares. Por fim, exemplos numéricos serão apresentados a fim de demonstrar a consistência e precisão dos resultados obtidos por meio da metodologia proposta.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RENATA GOMES LANNA DA SILVA
Interno - LINEKER MAX GOULART COELHO
Externo à Instituição - ARMANDO CESAR CAMPOS LAVALL - UFMG
Externo à Instituição - RODRIGO SERNIZON COSTA - UFBA
Externo à Instituição - SAMUEL SILVA PENNA - UFMG
Notícia cadastrada em: 17/09/2021 16:06
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7