Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA APARECIDA DE ALMEIDA PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA APARECIDA DE ALMEIDA PINTO
DATA : 12/04/2019
HORA: 15:00
LOCAL: campus 1
TÍTULO:

A engenharia didática e sua contribuição para as práticas dos multiletramentos em textos publicitários multimodais


PALAVRAS-CHAVES:

Engenharia Didática- Leitura – Textos publicitários


PÁGINAS: 33
RESUMO:

Este trabalho busca investigar como a sistematização dos dispositivos da Engenharia Didática pode contribuir para a formação de um sujeito que se constitua como leitor crítico de materiais multissemióticos, ou seja, de materiais compostos por muitas linguagens, e que exigem a capacidade das práticas dos multiletramentos, para assim, construir um modo autêntico de aprendizado. A realização desta pesquisa justifica-se como proposta de construção de dispositivos didáticos – mediados e sistematizados pelo professor – para o desenvolvimento das práticas dos multiletramentos em textos publicitários multimodais.O problema de pesquisa se originou na percepção obtida, por meio de minha experiência profissional, de que os estudantes do 8º ano do ensino fundamental demonstram dificuldades na habilidade de processar sentidos a partir da correlação entre linguagem verbal e não verbal em textos publicitários multimodais. A pergunta básica que a pesquisa procura responder é “como a sistematização dos dispositivos da Engenharia Didática pode contribuir para a formação de um sujeito que se constitua como leitor crítico de textos multissemióticos nas práxis dos multiletramentos?”. O objetivo geral da pesquisa “Compreender como a construção e implementação de dispositivos didáticos com foco na Engenharia Didática pode favorecer aos alunos do 8º ano da educação básica o desenvolvimento das práticas dos multiletramentos a partir de textos publicitários multimodais.” Como referencial teórico deste trabalho, a pesquisa utilizará autores como Bakhtin ([1952/1953] 2003), Dolz ( [2004/2016]), Lúcia Santaela (2012),Roxane Rojo ( [2009/2012]), SCHNEUWLY (2004), Vygotsky (1991), entre outros. Na metodologia da pesquisa o processo se iniciará com a construção de um quadro de referência teórico-praxeológico que nos possibilite compreender a importância da Engenharia Didática nas práticas dos multiletramentos em textos publicitários institucionais multimodais. Em seguida, serão construídos protótipos de dispositivos didáticos, que possibilitem verificar as capacidades iniciais dos alunos, que constituem a sua Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Sequencialmente, após a identificação das dificuldades dos estudantes, será construída e implementada uma sequência didática, com diferentes módulos, que oportunizarão aos estudantes o desenvolvimento da habilidade de relacionar linguagem verbal e não verbal em textos multimodais a partir das práticas dos multiletramentos. Ao longo de toda a sequência didática, os alunos serão avaliados qualitativamente e, após a aplicação dos módulos, eles farão novamente uma atividade avaliativa relacionada à prática dos multiletramentos nos textos multimodais, que permita comparar as capacidades iniciais dos alunos e a aprendizagem consolidada. Como resultado esperamos que, com o planejamento e a implementação de dispositivos sistematicamente pensados por meio da Engenharia Didática, os alunos consigam desenvolver suas habilidades de multiletramentos relativas aos textos multimodais, bem como compreender o funcionamento sócio comunicativo do gênero propaganda institucional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - CLAUDIA MARA DE SOUZA
Presidente - LUIZ ANTONIO RIBEIRO
Interno - PATRICIA RODRIGUES TANURI BAPTISTA
Notícia cadastrada em: 04/04/2019 13:22
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