Possibilidades críticas dentro de cursos livres de inglês: o livro didático como instrumento de transformação
livro didático; cursos livres de inglês; pós-método; pedagogia crítica.
Considerando o uso maciço de livros didáticos no contexto de cursos livres de inglês, essa pesquisa pretende responder se existem possibilidades de ensino crítico dentro destes cursos livres, através do uso de livros didáticos e considerando a condição pós-método. Para tal, pretende-se entender a utilização de livros didáticos e principalmente, suas possíveis adaptações. Para que tal pesquisa seja feita, pretende-se conduzir entrevistas com quinze professores de curso livre, que neste momento irão responder questões a respeito da utilização dos livros didáticos em sala de aula como também avaliar a viabilidade da aplicação de lições adaptadas retiradas de livros de didáticos que tenham como objetivo aproximar o ensino de língua inglesa de uma possível criticidade. Acredita-se na importância deste estudo, pois ele poderá demonstrar que através de adaptações feitas ao livro didático, alguns ajustes, oportunidades, e principalmente agência do professor, seria possível implementar um ensino com mais diálogo e questionamento dentro das salas de aula de inglês de cursos livres.