ENCONTRO ENTRE ARTE CONTEMPORÂNEA E PUBLICIDADE: Análise do jogo entre palavras e imagens na construção de uma linguagem estética
Arte Contemporânea; Publicidade; Processo Criativo; Discurso Publicitário; Linguagem artística.
Este estudo pretende analisar a relação de confluência mantida entre a arte contemporânea e a comunicação sobre a luz do discurso publicitário, buscando compreender as influências artísticas no trabalho estético com a imagem e com a palavra na composição de algumas campanhas. A intenção é a de propor uma reflexão capaz de evidenciar os pontos de contato entre ambos os campos, mantendo em perspectiva as questões relacionadas ao processo criativo envolvido na produção de peças tanto de natureza artística, quanto publicitária. Nesse sentido, a investigação se dará como um esforço para compreender não apenas os pontos de conexão entre as manifestações artísticas e as publicitárias, no que se refere as questões estéticas, mas também irá procurar se deter em como e por quais razões a comunicação pode estar buscando apoio na linguagem artística para corresponder as demandas de consumo da sociedade.