A EXPERIÊNCIA DO ESPETÁCULO “MEMÓRIAS DE UM VELHO ENGENHO”: a Projeção Mapeada no Monumento Nacional Engenho São Jorge dos Erasmos
Poéticas telemáticas. Cinema Expandido. Projeção mapeada. Patrimônio. Memória.
Partindo de uma introdução histórica do Monumento Nacional Engenho São Jorge dos Erasmos e revisitando conceitos ligados à memória, demonstrou-se como se deu a edição de um espetáculo de videomapping em um monumento nacional e suas imbricações com questões patrimoniais e tecnológicas. Destacou-se seu caráter multifacetado enquanto objeto histórico e concomitantemente, tela de projeção. Foram identificados os principais elementos que compõe o discurso narrativo com auxílio da Semiótica Peirceana, pela ordenação de matrizes da linguagem de Lúcia Santaella. Discutiu-se sobre a simbologia do formato original do espetáculo e o conceito de Walter Benjamin sobre a reprodução da obra de arte e seu conceito de história, bem como a ideia de anacronismo na arte, conforme trabalhada por Georges Didi-Huberman. Face a conceitos sobre edição, descreveu-se o processo de criação e edição do espetáculo e demonstrou-se a potência do espetáculo enquanto imagem-sintoma, capaz de modificar o presente a partir da apresentação histórica.