A Editora UFMG: uma análise da constituição de seu catálogo por área de conhecimento
Campo Editorial, Editora Universitária, Catálogo, Processos de edição
Esta proposta de pesquisa busca registrar e analisar a constituição do catálogo de uma editora pública universitária. O tipo de produção editorial das universidades difere-se do mercado editorial no geral, pois seu trabalho não está baseado apenas no valor comercial da obra, mas também na divulgação do conhecimento científico, artístico e cultural. Sendo assim, os processos editoriais que permeiam a publicação de um original também são diferentes dos procedimentos adotados por editoras do circuito comercial. Ao analisarmos o catálogo de uma editora universitária busca-se verificar se há, no processo de edição, a preocupação com a divulgação de todas as áreas do conhecimento ou se algumas áreas possuem uma maior representação. O corpus de análise é composto pelos títulos publicados pela Editora UFMG desde sua criação até o ano de 2019, aproximadamente 1300 títulos. No que se refere à metodologia, serão empregados procedimentos de análise de correspondência múltipla que permitam verificar as áreas de conhecimento representadas nesse catálogo. Busca-se, assim, investigar a configuração do catálogo como resultado material das políticas e processos da universidade para a divulgação do conhecimento produzido pela instituição.