Banca de QUALIFICAÇÃO: Sonia Rodrigues Pereira Gomes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Sonia Rodrigues Pereira Gomes
DATA : 19/12/2019
HORA: 14:30
LOCAL: campus 1
TÍTULO:

Gêneros discursivos e ensino de inglês - análise de necessidades de professores do Ensino Médio


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Livro Didático; Professores; Gêneros Discursivos; Análises de Necessidades.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Nesta tese apresento em destaque três trabalhos distintos sendo uma pesquisa, que resgata as possíveis necessidades de professores de Inglês no uso sistemático do livro didático de inglês do Programa Nacional do Livro didático - PNLD para o ensino dos gêneros. O segundo trabalho de pesquisa nesta tese diz respeito ao ensino do letramento crítico para alunos do Ensino médio subsidiado pelos gêneros discursivos presentes no LD. Cabe destacar ainda um terceiro trabalho de compilação de fontes de pesquisa e sites sobre o tema “letramento crítico”, aqui intitulado “webliografia temática”. Uma webliografia reúne listas de documentos e fones de informação atualizada e com acesso exclusivo na internet. Vale dizer que o diferencial de uma “webliografia temática” está na praticidade de acesso e na qualidade e atualidade dos textos, cuidadosamente selecionados, com vistas a auxiliar o professor no trabalho com os gêneros e com o letramento crítico.

Esta tese retoma ainda a abordagem da Pedagogia dos Gêneros da Escola de Sidney e os ciclos de ensino e aprendizagem de gêneros a partir da desconstrução e reescrita do gênero. Contempla ainda um investigação acerca do letramento crítico, lembrando aqui os estudos de autoria de Paulo Freire, com propostas para uma leitura, que decifrava para além do sentido literal das palavras. Esta tese contempla também um pesquisa acerca das necessidades do professor de inglês para o ensino de gêneros. O instrumento de coleta de dados foi um questionário encaminhado para a rede de escolas da SEE-MG e também para o site Plantão Escolar. Este site congrega professores e profissionais da área de educação do estado de Minas Gerais. A pesquisa evidenciou a real necessidade dos professores de inglês, suas carências e estratégias utilizadas para oferecer aos estudantes uma aula com qualidade e diversificada. A pesquisa realizada com questionários deixa entrever que na era da internet os professores têm necessidades de estudar e pesquisar, continuamente, pois o ensino de inglês parece acompanhar as mudanças tecnológicas e culturais.

Os questionários de pesquisa acerca das necessidades do professor de inglês para o ensino de inglês foi o instrumento encaminhado para a rede de escolas da SEE-MG e também para o site Plantão Escolar. Este site congrega professores e profissionais da área de educação do estado de Minas Gerais. A pesquisa evidenciou a real necessidade dos professores de inglês, suas carências e estratégias utilizadas para oferecer aos estudantes uma aula com qualidade e diversificada. A pesquisa realizada com questionários deixa entrever que na era da internet os professores têm necessidades de estudar e pesquisar, continuamente, pois o ensino de inglês parece acompanhar as mudanças tecnológicas e culturais na sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - Maria Catarina Paiva Repolês - IFRP
Presidente - RENATO CAIXETA DA SILVA
Interno - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Notícia cadastrada em: 13/12/2019 16:30
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9