O uso das TDIC’s para o fomento de letramentos digitais em Belém:Projeto ALFAMAT
TIDCs; Programa ALFAMAT; prática pedagógica; materiais didáticos; letramentos digitais.
Este projeto de pesquisa versa sobre a sala de informática educativa (SIE) e o programa Alfabetização Matemática, Leitura e Escrita (ALFAMAT) da Secretaria Municipal de Ensino de Belém (SEMEC). No objetivo de investigar sobre o processo de capacitação de professores ofertado pelo programa ALFAMAT, bem como o efeito dessa formação na organização dos planejamentos e na construção de materiais e dispositivos didáticos com foco nos letramentos digitais. A investigação adota a abordagem qualitativa, método de estudo de caso utilizando o levantamento bibliográfico e análise documental para a construção de dados informativos. O foco da pesquisa será a prática pedagógica que ocorre na SIE, que resultará no conhecimento do processo de capacitação de professores das SIE pelo programa ALFAMAT. Esta investigação científica é relevante para o registro documental do programa ALFAMAT, pois favorece maior visibilidade aos projetos de capacitação da SEMEC/Belém, além de servir para reflexão e aperfeiçoamento de seu processo de capacitação docente, e consequentemente, a aquisição de habilidades necessárias para o desenvolvimento de projetos pedagógicos que visem formar alunos para lidar com as tecnologias digitais da informação e comunicação (TIDCs) de forma consciente e produtiva.