Banca de DEFESA: Julio Cesar de Abreu e Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Julio Cesar de Abreu e Silva
DATA : 26/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa Remota (Microsoft Teams)
TÍTULO:

A SINTAXE VISUAL NA POESIA DE AUGUSTO DE CAMPOS: UMA LEITURA ESTRUTURAL  

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Augusto de Campos, visualidade, estrutura

 

 


PÁGINAS: 215
RESUMO:

 RESUMO: 

Este trabalho tem por objetivo o estudo da poesia de Augusto de Campos, que se compõe de elementos verbais, sonoros e visuais, mas esta pesquisa se deteve, sobretudo, nos aspectos gráfico-visuais da sua obra poética. Por certo, estes elementos não são separáveis e se articulam na unidade do poema. No entanto, a escolha desta direção de leitura procurou mostrar que sua poesia, ainda que o elemento verbal predomine, organiza-se através da estrutura gráfico-visual.

Objetivou-se mostrar como os elementos visuais se organizam ao longo da obra e por quais procedimentos são colocados em circulação no poema. Os processos de execução criam aproximações entre os poemas que organizam conjuntos. A própria obra, como o poeta a estrutura, constitui-se deste forma, mas foi possível compor outros agrupamentos.

Utilizou-se como escopo conceitual as teorias da poesia concreta e os ensaios do próprio Augusto de Campos, através do quais possibilitaram mostrar as influências em sua poesia. Contudo, outras referências mais abrangentes de Décio Pignatari, Fayga Ostrower, Flora Süssekind, Gonzalo Aguilar, Júlio Castanõn Guimarães e Rogério Barbosa da Silva contribuíram para a leitura da obra e assim obter outra perspectiva de leitura. Portanto, através de uma leitura gráfica, este estudo buscou descrever como os procedimentos visuais organizam a camada verbal do poema.

 



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMIR BRITO CADOR - UFMG
Externo à Instituição - MÁRIO ALEX ROSA
Externo à Instituição - MÁRIO CÉSAR DE AZEVEDO - UFMG
Presidente - ROGERIO BARBOSA DA SILVA
Interno - WAGNER JOSE MOREIRA
Notícia cadastrada em: 20/08/2020 09:13
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10