8º Fala Ciência

Prezadas e Prezados,

Acontecerá no dia 27 de agosto o 8º Fala Ciência, evento organizado pela Rede Mineira de Comunicação Científica, da qual o CEFET-MG faz parte. 

Em sua oitava edição, o curso de comunicação pública da ciência e tecnologia, Fala Ciência, foi composto por uma programação para sensibilizar e compartilhar possibilidades para a divulgação científica. Os conteúdos são voltados não apenas para profissionais da área da Comunicação, mas também para pesquisadores, sejam professores ou estudantes, de todas as áreas de conhecimento.

Pela primeira vez on-line, o evento,  será composto de três mesas-redondas e três sessões simultâneas. Para as sessões, na parte da tarde, o objetivo é aproximar palestrantes e espectadores, buscando uma experiência mais intensa de interação. Em todos os momentos estará disponível o envio de perguntas e observações durante as apresentações.

A participação é aberta e os interessados que se inscreverem pelo Sympla no dia do evento receberão certificado (https://www.sympla.com.br/8-fala-ciencia---curso-de-comunicacao-publica-da-ciencia__938193).

As atividades serão transmitidas no canal da Fapemig no Youtube. (www.youtube.com/fapemigoficial). 

O evento será aberto, às 9h, pelo presidente interino da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Beirão, e pela jornalista Bárbara Duque (UFJF/RMCC).

Mesas- redondas
“Cobertura jornalística da pandemia: lições e desafio” é a primeira mesa do dia, 9h30. A sessão recebe os jornalistas Luisa Massarani, coordenadora da Instituição Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e Luiz Felipe Fernandes Neves, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúda da Fiocruz, na linha de pesquisa Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico.

Às 11h, “Políticas institucionais de divulgação científica” serão tema da segunda mesa. Participam a coordenadora de Divulgação Científica e Tecnológica do CEFET-MG, Sônia Miranda de Oliveira; Diélen Borges (UFU), Édina Ferreira (UFRGS), Nayane Breder e Priscila Fujiwara (Funed).

“Por que os cientistas (mais do que nunca) precisam falar com os jornalistas” é tema da última mesa, 14h. As jornalistas Sabine Righetti, da Agência Bori, e Amanda Milléo Almeida, da Gazeta do Povo, conversam sobre a atuação jornalística como uma ponte entre os cientistas e a população.

O evento contará com três sessões paralelas marcam a tarde do evento, entre 15h30 e 17h. “Assessoria de imprensa: agite antes de usar” é uma delas, e recebe os jornalistas Carlos Orsi e Bruno Lara, respectivamente, editor-chefe da Revista Questão de Ciência e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB).

Os jornalistas Bernardo Esteves e Bia Guimarães apresentam a sessão “Divulgação Científica ao pé do ouvido: Surfando na onda do podcast”. Ambos apresentam e roteirizam seus respectivos podcasts: Esteves representa o programa A Terra é redonda, vinculado à revista Piauí; já Guimarães, o podcast 37 graus, cuja série mais recente foi realizada em parceria com a Folha de São Paulo.

Para discutir “Escola básica: lugar de divulgação científica?”, são convidados os pesquisadores Luciano Mendes, secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Minas; e Guilherme Lopes, coordenador do “A ciência que fazemos”, projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Participem!

Atenciosamente,

 

COORDENAÇÃO GERAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Notícia cadastrada em: 27/08/2020 10:30
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6