Literatura e Liberdade: leitura e escrita em ambientes de reclusão
leitura; educação; remição da pena; ambientes de crise; inclusão; ressocialização.
Esta tese de doutorado reflete sobre a leitura e a escrita em espaços de privação de liberdade. O trabalho analisa projetos e iniciativas de promoção dessas práticas em espaços prisionais. A experiência de escritores presos e de presidiários que passaram a escrever profissionalmente é analisada a partir do conceito teórico de “leitura em ambientes de crise”, desenvolvido pela pesquisadora Michèle Petit. A partir dessa chave teórica, a tese analisa os modos de mediação para se chegar a esses leitores inacessíveis ao contato social, mas dispostos a ressignificar seu cotidiano a partir do contato com os livros. O foco da análise será o projeto Rodas de Leitura, desenvolvido pelo Governo de MG durante os anos de 2017 e 2018, que permitiu a realização de 45 encontros de análise e discussão sobre obras literárias, com a participação de mais de 600 detentos. As entrevistas com os participantes desse projeto serão uma chave para a avaliação dos impactos da leitura em ambientes de reclusão.