Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA ANDRADE DE LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA ANDRADE DE LACERDA
DATA : 28/04/2021
HORA: 09:00
LOCAL: CEFET-MG (remotamente)
TÍTULO:

A sobrevivência da ninfa: na arte contemporânea e nos ambientes virtuais


PALAVRAS-CHAVES:

Ninfa; pathosformel, fotografia, ambientes virtuais


PÁGINAS: 91
RESUMO:

A presente tese, intitulada A sobrevivência da ninfa: na arte contemporânea e nos ambientes virtuais, parte da teoria sobre a imagem sobrevivente proposta pelo historiador e filósofo Aby Warburg (1866-1929), e tem como objetivo buscar os rastros da ninfa na contemporaneidade. Essa figura é uma das representações do feminino no contexto do Renascimento florentino do século XVI, apresentada tanto na tese doutoral quanto em algumas pranchas do Atlas Mnemosyne de Warburg. Nessa última obra, o autor desenvolveu a teoria da pathosformel, composta por dois elementos: a forma e o páthos, isto é, de um componente formal, que expressa uma fórmula, uma tipologia, um gesto, um tema formal codificado e outro psíquico/cultural. 

A pesquisa pretende não somente adicionar um painel ao famoso Atlas Mnemosyne ou uma ninfa a mais ao erudito panteão didihubermaniano, mas continuar explorando esse cerne misterioso, no qual o signo visual, ou linguístico, e valores culturais se entrelaçam e se amalgamam para dar sentido a isso a que chamamos um “espírito de época”. Esta terá como base o desenvolvimento da fotografia, elemento central na metodologia dos agrupamentos taxonômicos realizados nos painéis de Warburg, que se atualizam com a internet e com as redes sociais. No âmbito social, diversas transfigurações da ninfa atravessam as culturas ao longo do tempo, perdurando desde a escultura grega aos videojogos, aparecendo também na arte brasileira, como em Berna Reale e Rosana Paulino. Propomos discutir também sobre os levantes, como os movimentos feministas, queer e os antirracistas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ROGERIO BARBOSA DA SILVA
Interno - LUIZ CARLOS GONCALVES LOPES
Externo à Instituição - ADOLFO ENRIQUE CIFUENTES - UFMG
Externa à Instituição - DANIELA QUEIROZ CAMPOS - UFSC

Notícia cadastrada em: 28/04/2021 20:26
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10