BERENICE – A AMADA (I)MORTALDE EDGAR ALLAN POE: Um estudo de papéis de gênero e das relações femininas com a morte
Edgar Allan Poe, Berenice, Questões de Gênero, Morte, Psicanálise.
Esse projeto pretende investigar os papeis de gênero na obra de Edgar Allan Poe (1809-1849) e as relações de suas personagens femininas com a morte. O estudo aspira relacionar as questões de gênero no século XIX, com a análise do conto “Berenice”, publicado originalmente em 1835. A personagem dessa história morre de forma inesperada e retorna à vida no final da narrativa, configurando-se como um exemplo emblemático de um signo bastante recorrente na obra de Poe, "a mulher bela e morta” e à ideia de morte e vida após a morte, eternizando esse momento em narrativa poética e tema recorrente em sua obra. Como caminho metodológico, essa pesquisa pretende investigar a teoria da literatura e suas intercessões com os estudos no campo da psicanálise e englobará também, discussões de gênero e análises literárias. Serão debatidos o conto “Berenice” assim como as duas adaptações que foram feitas a partir dessa produção literária. De modo paralelo e como forma complementar ao projeto e seus questionamentos, recorreremos à imagem como orientadora de investigação e trabalharemos observando a interdisciplinaridade que essas correntes estabelecem com a história e a psicanálise, utilizando como objetos de estudo, o filme francês “Berenice” (1954) dirigido por Éric Rohmer e o episódio “Berê”, da minissérie brasileira Contos do Edgar (2013) dirigida por Pedro Morelli, tendo em vista o objetivo de investigar as relações entre literatura, arte e tecnologia.