FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO A ESTUDANTES MIGRANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MINAS GERAIS
Educação Linguística; Formação docente; Educação Básica.
As escolas de Educação Básica da rede estadual de ensino de Minas Gerais têm recebido um número maior de estudantes oriundos de outros países a cada ano, e foi registrada em 2019 a presença de 5036 estudantes internacionais na rede (Censo Escolar, 2019), sendo estrangeiros e brasileiros nascidos no exterior/naturalizados. Como recorte desta pesquisa, foram selecionadas as duas mesorregiões do estado de Minas Gerais que abarcam o maior número de imigrantes em idade escolar, a saber: Região Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Rio Doce. A partir dos dados do Censo Escolar do ano de 2019, foi possível identificar a quais Superintendências Regionais de Ensino os estudantes com o perfil apontado aqui estavam vinculados, sendo, por ordem: Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares, Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B. Em face da falta de iniciativas formativas que auxiliem os docentes da rede a lidar com esta demanda crescente, esta investigação propõe entrevistar professores de Língua Portuguesa que atuam/atuaram com este público para identificar aspectos da prática docente e compreender as necessidades formativas dos contextos pesquisados. Tem-se como pressuposto para realização desta investigação a educação enquanto direito (BRASIL, 1988; 1996; CANDAU, 2012); o ensino de Português como Língua de Acolhimento (GROSSO, 2010; MATEUS, 2011; LEAL & SANCHES, 2014); e o modelo de formação docente KARDS proposto por Kumaravadivelu (2012).