A Editora UFMG: Uma análise da constituição de seu catálogo por grandes áreas e áreas do conhecimento do CNPq
Edição. Campo Editorial. Editoras Universitárias. Catálogo. Processos Editoriais.
Esta pesquisa busca registrar e analisar a constituição do catálogo de uma editora pública universitária relacionando-o com as áreas de conhecimento do CNPq. O tipo de produção editorial das universidades difere-se do campo editorial no geral, pois seu trabalho não está baseado apenas no valor comercial da obra, mas também na divulgação do conhecimento científico, artístico e cultural. Sendo assim, os processos editoriais que permeiam a publicação de um original também são diferentes dos procedimentos adotados por editoras do campo comercial. Ao analisarmos o catálogo de uma editora universitária, busca-se verificar se há, no processo de edição, a preocupação com a divulgação de todas as áreas do conhecimento ou se algumas áreas possuem uma maior representação. O corpus de análise é composto pelos títulos publicados pela Editora UFMG desde sua criação até o ano de 2018, mais de 1200 títulos, ao longo de 35 anos. Além disso, este trabalho apresenta um breve histórico da Universidade Federal de Minas Gerais e registra a trajetória da Editora UFMG através de pesquisa documental. No que se refere à metodologia, serão empregados procedimentos de análise que permitam verificar as áreas de conhecimento representadas nesse catálogo, além de conceitos e bibliografia que embasam os apontamentos e análises expostos. Busca-se, assim, investigar a configuração do catálogo como resultado material das políticas e processos da universidade para a divulgação do conhecimento produzido pela instituição e seus reflexos enquanto ethos institucional. A pesquisa também apresenta possibilidades editoriais possíveis para uma editora pública universitária, trazendo ao debate alternativas para a ampliação do catálogo nas diversas áreas do conhecimento.