Banca de DEFESA: WELITON DA SILVA LEÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WELITON DA SILVA LEÃO
DATA : 14/12/2021
HORA: 10:00
LOCAL: CEFET-MG (remotamente)
TÍTULO:

A CONSTRUÇÃO DE IDEIAS MATEMÁTICAS: UMA AULA INVESTIGATIVA, EXPLORANDO AS LINGUAGENS MATEMÁTICA E POÉTICA/ALDRAVIA PARA O ENSINO DE ALGEBRA NO EF II


PALAVRAS-CHAVES:

Ideias Matemáticas; Aula Investigativa; Aldravia; Etnomatemática; Linguagem Algébrica.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta pesquisa versa sobre a construção de ideias matemáticas em uma aula investigativa explorando as linguagens algébrica e poética, por meio da forma poética “Aldravia”, para o ensino de Álgebra no Ensino Fundamental II. Esse tópico foi investigado com o objetivo de verificar se e como os alunos do curso de Educação Básica, experimentam ideias matemáticas, relacionando a linguagem algébrica com a linguagem poética. Como objetivos específicos, foram (1) Verificados tipos de atitudes, questionamentos e/ou reflexões entre os alunos, a proposta apresentada gera; (2) observação de como os estudantes conduziram a investigação ao interagirem com poemas Aldrávicos; (3) constatar, a partir das discussões e produções dos alunos, se e como as investigações contribuíram (ou não) para gerar ideias matemáticas; (4) verificar, se e como, os alunos utilizavam-se das duas linguagens (algébrica e poética), para significar os conceitos explorados. A fundamentação teórica deste trabalho tem como pilares as noções de letramento matemático; de etnomatemática; de tradução intersemiótica; das relações entre o domínio da escrita e da leitura e da linguagem para inserção nas relações sociais. A partir da descrição do problema, buscaram-se possibilidades de soluções na literatura. O desenho metodológico da pesquisa consistiu-se de uma aula de investigação matemática após a qual o processo de interação dos estudantes foi abordado em entrevista que evidenciou questionamentos e reflexões que a proposta gerou entre os alunos. Como resultado da pesquisa, constatou-se que a semiótica pode ser um importante instrumento para o professor de matemática usar a literatura/poesia como aliadas para o desenvolvimento de letramento, de numeramento e de aplicações sociais significativas da Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Externo à Instituição - JOSE BENEDITO DONADON LEAL - UFOP
Externo à Instituição - JOSÉ TEÓFILO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 29/11/2021 13:59
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5