CIÊNCIA POP: Divulgação científica em formato audiovisual no YouTube sob a ótica da Linguística Sistêmico Funcional e da Gramática do Design Visual
Sociossemiótica. Gramática visual. Divulgação científica. Youtube.
Esse projeto tem como tema o uso de recursos audiovisuais na divulgação científica no contexto de prevalência das redes sociais e plataformas digitais. São pontos de partida a ideia de que novos formatos vêm transformando o espaço outrora privilegiado da escrita (FLUSSER, 2010) e a abordagem proposta por autores como Jenkins (2009) a respeito das configurações da cultura de comunicação da sociedade contemporânea. Nesse cenário, buscamos analisar o papel que o formato audiovisual tem assumido no gênero divulgação científica, por meio da análise de dois canais do Youtube com base na Linguística Sistêmico Funcional (Halliday, 1994) e na Gramática do Design Visual (Kress e van Leewven, 1996). Espera-se, com este estudo, identificar elementos que contribuam para a popularidade desses canais e lançar luzes sobre as possibilidades que se abrem para o gênero em questão.