Banca de DEFESA: LEONARDO DRUMMOND VILAÇA LIMA CAMARGO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO DRUMMOND VILAÇA LIMA CAMARGO
DATA : 09/05/2022
HORA: 12:30
LOCAL: presencial - Campus BH/NS sala a definir
TÍTULO:

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE CHATBOTS DIDÁTICOS


PALAVRAS-CHAVES:

ChatbotChatbot educacional, Avaliação de Material Didático, Inteligência Artificial na Educação, Processamento de Linguagem Natural.


PÁGINAS: 186
RESUMO:

Esta tese apresenta um estudo de caso sobre a experiência com um chatbot usado como material didático no curso Teaching and Learning in Higher Education, um curso de formação de professores ofertado pelo Instituto Ânima (Brasil) em parceria com a Universidade de Tampere (Finlândia) para docentes brasileiros. As tecnologias digitais de informação e comunicação dão origem a novos tipos de materiais didáticos, seja pela criação de novos produtos editoriais ou tecnológicos, seja pela apropriação didática de artefatos já existentes. Tomando como base o conceito de material didático apresentado por Graells (2000), reflete-se neste projeto sobre o uso do chatbot como material didático, quando ele é criado especificamente para fins de ensino e aprendizagem. Trata-se de um novo tipo de material didático digital, que utiliza Processamento de Linguagem Natural e Inteligência Artificial. Apresenta-se como resultado da pesquisa a criação de uma matriz com critérios e descritores para produção e avaliação de chatbots utilizados como MD. Essa matriz é aplicada para avaliar o chatbot utilizado como estudo de caso. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Interno - JERONIMO COURA SOBRINHO - CEFET-MG
Interno - RENATO CAIXETA DA SILVA
Externo à Instituição - BRUNO ALVES RODRIGUES - TRT
Externa à Instituição - TERHI SKANIAKOS
Externo à Instituição - EDSON MARTINS JÚNIOR - USJT
Externo à Instituição - RENATO PEREIRA AURÉLIO - IFES
Externo à Instituição - ALVARO JOSÉ DOS SANTOS GOMES - UFMS
Notícia cadastrada em: 04/04/2022 11:21
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8