CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE CHATBOTS DIDÁTICOS
Chatbot, Chatbot educacional, Avaliação de Material Didático, Inteligência Artificial na Educação, Processamento de Linguagem Natural.
Esta tese apresenta um estudo de caso sobre a experiência com um chatbot usado como material didático no curso Teaching and Learning in Higher Education, um curso de formação de professores ofertado pelo Instituto Ânima (Brasil) em parceria com a Universidade de Tampere (Finlândia) para docentes brasileiros. As tecnologias digitais de informação e comunicação dão origem a novos tipos de materiais didáticos, seja pela criação de novos produtos editoriais ou tecnológicos, seja pela apropriação didática de artefatos já existentes. Tomando como base o conceito de material didático apresentado por Graells (2000), reflete-se neste projeto sobre o uso do chatbot como material didático, quando ele é criado especificamente para fins de ensino e aprendizagem. Trata-se de um novo tipo de material didático digital, que utiliza Processamento de Linguagem Natural e Inteligência Artificial. Apresenta-se como resultado da pesquisa a criação de uma matriz com critérios e descritores para produção e avaliação de chatbots utilizados como MD. Essa matriz é aplicada para avaliar o chatbot utilizado como estudo de caso.