O comportamento enunciativo de Emília na obra ''Memórias de Emília'' de Monteiro Lobato por meio dos processos de modalização
Análise do discurso. Comportamento enunciativo. Modalização. Texto literário.
Este trabalho tem como tema a análise dos diferentes tipos de relações de influência a partir da observação do comportamento enunciativo da personagem Emília, na obra Memórias de Emília, de Monteiro Lobato, com as personagens Visconde, anjinho e tia Nastácia, por meio dos processos de modalização, e a observação dos posicionamentos do autor que parecem ser vocalizados por essa personagem. O objetivo geral do trabalho é analisar de que maneira ocorre a encenação dos diálogos entre Emília e as demais personagens a fim de entender o tipo de relação que ela estabelece com cada uma delas, a partir dos índices de modalização, como também quais traços éticos que o autor atribui a Emília. Para alcançar esse objetivo, buscamos: i) analisar as condições de produção da obra, o estatuto e o papel social do sujeito comunicante autor, Lobato, o circuito de produção da época, os destinatários visados e o contexto sócio-histórico; ii) descrever e analisar, no âmbito ficcional, a dimensão interna da obra, as modalidades usadas pelo narrador na encenação dos diálogos e de que maneira tais modalidades contribuem para a caracterização da personagem Emília; iii) mostrar de que maneira as falas da boneca sinalizam possíveis posicionamentos do autor sobre temáticas candentes na época, a partir de um diálogo com a fortuna crítica. Para atingi-los desenvolvi, como metodologia, analisar, descrever e mostrar todas as modalizações presentes no corpus, mais especificamente, nos diálogos de Emília com seus interlocutores, levando em consideração o contexto da encenação e da obra literária. Os dados obtidos foram analisados à luz da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, o que permitiu identificar a mudança de comportamento da personagem Emília com os seus interlocutores, a partir da análise dos processos de modalização, associada ao contexto histórico e social do autor. Foi possível também observar posicionamentos do autor que parecem ser vocalizados por essa personagem, o que também é defendido por Marisa Lajolo, Nelly Novaes Coelho, Laura Sandroni, entre outros.