As Representações Sociais do Professor: Uma análise Semiolinguística de um discurso propagandista
discurso de propaganda; estereótipo; imaginários sociodiscursivos; professores.
O objetivo desta pesquisa é analisar, por meio da Análise de Discurso de linha francesa, as imagens dos professores no discurso das propagandas, veiculadas pela mídia televisiva no Brasil através dos canais de TV: Rede Globo, TV Escola e Canal Futura. Nossa metodologia consiste em estudar os conceitos, principalmente, de situação de comunicação, contrato comunicacional, modos de organização do discurso e imaginários sociodiscursivos, a partir da Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2004, 2008 (2), 2010, 2010 (2)). Também abordamos as noções de estereótipo e ethos, segundo Amossy (2014), e de representações sociais, por Moscovici (2003). De acordo com nosso estudo, a propaganda é um gênero de discurso que veicula imagens sobre professores, construídas sobre estereótipos, reforçando certos imaginários sociodiscursivos sobre os professores no Brasil.