O USO DA LITERATURA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE
PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
Literatura, Abordagem Intercultural, PPPLE, PLE.
Esta tese de doutorado tem como tema principal de investigação o uso do texto
literário no ensino de português língua estrangeira (PLE). Por meio da análise do
Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE), buscamos descrever
e discutir o uso de textos literários nesse portal. Esta pesquisa traz à cena
acadêmica o ensino de PLE, em especial, o uso de unidades didáticas disponíveis
no portal PPPLE elaboradas a partir de textos literários. Além disso, neste trabalho
discuti-se a função da literatura e a forma como ela vem sendo introduzida na prática
dos professores de PLE por meio do portal. Desse modo, a investigação sobre o
PPPLE averigua as implicações desse portal como suporte, a composição das
atividades, a recepção das unidades didáticas como instauradora de um diálogo
intercultural, além de discutir as concepções de ensino/aprendizagem subjacentes
às sequências didáticas. Esta pesquisa também discute a elaboração de unidades
didáticas a partir de textos literários numa perspectiva intercultural e contribui para o
aprimoramento do portal PPPLE, assim como, para a formação de professores de
PLE.